Segundo livro da trilogia medieval assinada por Marcello Simoni, volta a colocar em campo Ignazio de Toledo. Depois de O Mercador de Livros Malditos, que se sagrou um bestseller a nível mundial, Simoni regressa com mais uma aventura que mistura história e mistério, levando-nos desta vez até 1227, ano em que a rainha de Castela desaparece sem deixar rasto. Consta que a culpa é de um alquimista e cabe ao mercador, ao serviço do rei, descobrir a verdade e salvar a monarca. Uma vez em Córdova, Ignazio conhece um velho magister que lhe fala de um livro muito procurado e que lhe poderá dar pistas sobre o sucedido. Mas tudo se complica, quando no dia seguinte, o ancião é encontrado morto.
O seu encontro com José Afonso, as listas negras da PIDE, os tempos em Paris, a noite que antecedeu o 25 de Abril ou o regresso dos exilados são apenas alguns destes retalhos que vão desde o final da década de 1960 até ao início da década de 1980.
A editora propõe ainda para esta rentrée literária A Casa Redonda, romance de Louise Erdrich, vencedor do National Book Award, e A Conquista da Terra, a mais recente obra de E.O. Wilson, biólogo distinguido duas vezes com o Prémio Pulitzer.
Texto de Alexandra Gil