Visitar a Cidade Luz em apenas dois dias está longe de ser o cenário ideal, pois Paris, com os seus imensos encantos, merece tempo e disponibilidade para ser explorada. Contudo, dois dias é melhor do que nada e às vezes é todo o tempo que temos, ou o máximo que o orçamento permite. Em dois dias não poderá visitar todas as atrações em Paris, mas com um bom planeamento e excelente otimização do tempo disponível, é possível tirar o maior proveito desses dois dias.
Dia 1: Dedicado à Exploração Dos Pontos Turísticos Principais
Por muito clichê que a Torre Eiffel possa ser, não pode visitar Paris e não a ver. Assim, considerando que amanhece o dia na Cidade Luz, comece a visita com uma ida à famosa torre de ferro. Para garantir que não perde tempo em filas desnecessárias, compre o bilhete online com antecedência, e de preferência para um dos primeiros horários. Dessa forma você poderá usufruir também da vista excecional da cidade a acordar. E se por acaso a sua estadia ficar perto dos Champs-Élysées, não perca a oportunidade de fazer o trajeto até à Torre Eiffel a pé, sobretudo descendo a bela Av. Montaigne. Apesar do tempo ser pouco, a experiência valerá a pena.
Depois da visita à Torre Eiffel, porque não relaxar e desfrutar de um bom almoço numa esplanada parisiense? Pois mesmo que o clima não seja o mais favorável para isso, as esplanadas estarão sempre lá, convidativas e com aquecedores se for o caso. Depois do estômago reconfortado, dirija-se até ao Museu do Louvre. Mais uma vez, compre os bilhetes online com antecedência, e igualmente confirme os horários de funcionamento do museu. Como o tempo é pouco e o museu é grande e alberga uma vasta coleção de obras de arte, é importante também que você planeie a visita ao interior.
Para isso veja o mapa do museu e tudo o que poderá ver em cada nível e sala. Online pode encontrar uma versão do mapa também em português. Isto é especialmente importante no caso de você ter preferência por ver alguma obra ou época artística específica. Por exemplo, se a sua prioridade for ver as Antiguidades Romanas e Gregas o que mais lhe convém é saber exatamente em que nível e sala se encontram para não perder tempo à procura.
Já no caso de não ter um interesse específico, pode também só explorar livremente e descobrir não só as emblemáticas obras que têm o Louvre como casa, como a Mona Lisa, a Vênus de Milo ou a Vitória de Samotrácia, como outros tesouros menos famosos. Para finalizar um intenso dia de turismo jante junto ao Sena e faça um passeio ou um cruzeiro pelo Rio Sena. Procure online por uma boa opção e agende tudo antecipadamente. Garantidamente terá uma noite de sonho com vistas deslumbrantes, pois poderá admirar desde o rio alguns dos monumentos mais emblemáticos de Paris iluminados.
Dia 2: Dedicado à Cultura e à História de Paris
Apesar do dia anterior ter sido intenso, não se deixe adormecer nem ceda à preguiça, comece o dia o mais cedo possível, pois ainda há muito Paris para ver e pouco tempo à disposição. Assim, logo pelas primeiras horas da manhã dirija-se à Catedral de Notre-Dame que tem reabertura prevista para o final de 2024. Mesmo que visite Paris antes de esta reabrir, não perca a oportunidade de a ver ainda que apenas por fora, e perceba como os trabalhos de restauro lhe estão a retornar a glória que o incêndio de 2019 lhe tentou tirar.
Depois da passagem por esse marco histórico significativo dirija-se para o Bairro Latino, onde poderá passear pelas suas encantadoras ruas de paralelepípedos, visitar charmosas livrarias antigas e sentar-se a beber ou comer nos seus encantadores cafés. Faça a pausa do almoço por lá e depois siga para uma visita ao último museu parisiense, o Museu d’Orsay, onde poderá apreciar algumas das melhores obras do Impressionismo, e alguns dos mestres da história da pintura mundial como Vincent Van Gogh ou Claude Monet.
E depois de apreciar a arte na tela, aproveite para apreciar a arte na natureza nos Jardins de Luxemburgo, um clássico dos jardins parisienses cheio de encanto natural. A seguir ao momento relaxante na natureza, prepare-se para fechar a sua visita à Cidade Luz. Para começar, escolha um belo lugar para jantar no boêmio bairro de Montmartre e depois faça um passeio a pé pelas suas ruas pitorescas. Daí suba até Sacré-Cœur e absorve a beleza das vistas panorâmicas que o local lhe proporcionará de Paris. Como último adeus, se ainda houver tempo e energia, passe pelo emblemático Moulin Rouge que fica ao lado de Montmartre.
Considerações Finais
O tempo é pouco e a cidade é imensa, contudo, havendo vontade e bom planeamento, você poderá tirar um grande partido de apenas dois dias em Paris. E bom planeamento é de facto a palavra-chave. Tal como referido anteriormente, é fundamental que você planeie cada momento dos dias, que compre bilhetes e confirme horários online, e também que planeie os transportes para as deslocações necessárias. Além disso, considere também usar calçado confortável, e acima de tudo encha-se de energia e aproveite o tempo disponível ao máximo.