A Cordoaria Nacional vai receber a primeira edição do VERA World Fine Art Festival, em Lisboa, entre 16 e 21 de setembro, e que tem já confirmadas as presenças de artistas de diversos países, entre os quais Portugal.
O VERA reúne oito disciplinas artísticas, como a pintura, escultura, artes aplicadas, instalação e desenho, fotografia, museologia e arquitetura e visa a “exposição e celebração de artistas consagrados, bem como de novos talentos emergentes”, informa a organização do evento.
Na Cordoaria Nacional, a sala de exposições vai ocupar uma área de 3.750m2, dividida entre área de Galerias e Artistas, área de Sponsors, área Lounge VIP, área de Art Talks e área de Restauração.
As candidaturas para expositores estão abertas até ao próximo dia 15 de julho.
A par da exposição vão também ser desenvolvidas atividades complementares, como palestras, conferências, masterclasses e mesas redondas, fóruns e seminários presididos pelos artistas expostos e um leilão filantrópico cuja receita reverte para o serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia.
Em Lisboa, os objetivos do evento incluem também “fomentar o mercado de arte e a ascensão de talentos de arte de nova geração, promover a mercantilização e internacionalização da arte e ampliar a comunicação e o intercâmbio cultural e artístico entre Portugal, os países de língua portuguesa e países estrangeiros”,
Organizado pela Fundação World Without Borders e a Fundação Pública de Apoio à Cultura e Desenvolvimento da Arte Contemporânea de Moscovo, o VERA World Fine Arts Festival em Lisboa tem a curadoria de Vera Kiseleva e Margarida Prieto.
O preçodas entradas vai ser de 5 euros.
Por C&H