O Teatro Nacional D. Maria II arranca a nova temporada 2016/2017 com um programa de 3 dias, com entrada livre, que se inicia no próximo dia 9 de setembro.
Deste programa constam espetáculos de teatro, concertos, leituras encenadas, uma feira do livro de teatro, lançamento de livros e debates, culminando no dia 11 de setembro com uma festa de encerramento com o DJ Nuno Lopes.
Nestes três dias serão exibidas algumas das peças que compõe a temporada do Teatro D. Maria II, nomeadamente, O Pato Selvagem, de Henrik Ibsen, Esta é A Minha Cidade e Eu Quero Viver Nela, com textos e direção de Joana Craveiro, Nova Criação de Ágata Pinho (inserida no ciclo Recém-Nascidos) e a Visita Escocesa, espetáculo dedicado aos mais novos. Haverá ainda espaço para o desenvolvimento de Na rua, a partir de um texto de José Luís Peixoto, um espetáculo que decorrerá na Fachada do Teatro e na praça do Rossio, em interação com as pessoas que andam na cidade.
Da temporada de teatro são ainda de destacar as encenações de Ricardo III, de Shakespeare, Dias Felizes de Samuel Beckett, As Criadas de Jean Genet, Tristeza e Alegria Na Vida Das Girafas, Os Últimos Dias da Humanidade, a partir de Karl Kraus, O Duelo de Bernardo Santareno, Acabar em Beleza de Mohamed El Khatib, As Bacantes de Marlene Monteiro Freitas, A Divina Comédia de Dante Alighieri, e ainda um ciclo de espetáculos a partir de vários poetas.
Dedicado aos mais novos os espetáculos, para além da referida A Visita Escocesa, destaque-se A Beleza, Pequena Conferência, Boca aberta II e A Origem das Espécies.
Do ciclo Recém-Nascidos fazem ainda parte Tradição, uma criação Auéééu Teatro, Memória Individual Explícita ou Implícita, de Filipa Matta e Mastodonte, de Óscar Silva e Ricardo B. Marques.
Para continuar a ler e a ouvir poesia, esta temporada inclui ainda o Clube dos Poetas Vivos, nos dias 4 de outubro, 8 de novembro e 13 de dezembro, pelas 19h00, no átrio do Teatro.