O Museu Judaico do Porto celebra, no próximo dia 4 de setembro, o Dia Europeu da Cultura Judaica, com a exibição do filme Sefarad, uma exposição de pintura e visitas gratuitas ao Museu do Holocausto do Porto, com entrada livre.
«O Dia Europeu da Cultura Judaica visa dar a conhecer e preservar a cultura e a tradição judaicas na Europa»
O Museu Judaico do Porto pretende, através das visitas guiadas, dar a conhecer aos visitantes a «importância arquitetónica e simbólica da maior Sinagoga da Península Ibérica, mas também descobrir as diversas expressões, histórias, memórias, tradições e valores da cultura judaica, em diálogo estreito com a Cidade do Porto.»
O filme Sefarad será exibido às 10h30, 12h30 e 15h00, um filme que conta a história da comunidade judaica na cidade do Porto desde 1496 até à atualidade.
Durante a visita ao Museu do Holocausto do Porto, será apresentado um excerto da longa metragem A Luz de Judá, com passagens de refugiados judeus na Cidade do Porto em 1940.
Também com entrada livre, a Exposição de Pintura no jardim da Sinagoga, coordenada por Flor Mizhahi, com 15 grandes pinturas a retratar a história da comunidade judaica na Cidade do Porto.
Por fim, ao longo de todo o dia o coro Mekor Haim atuará nno Museu Judaico do Porto e no Museu do Holocausto.