A Morte de Carlos Gardel da realizadora sueca Solveig Nordlun, a partir do livro de António Lobo Antunes é o filme escolhido para abrir a 3ª edição do Douro Film Harvest Fest – festival de cinema da região do Douro, que vai decorrer este ano de 5 a 11 de setembro.
A edição deste ano vai homenagear o cinema brasileiro e terá como convidados especiais Cacá Diegues e José Wilker, uma sessão especial dedicada a Carmen Miranda na secção Moon Harvest com a apresentação do filme Alô Alô Carnaval!, em estreia absoluta em Portugal, sob o nome Reserva, e a apresentação do novo filme de Woody Allen, Midnight in Paris, que teve estreia mundial no Festival de Cannes e que encerra a edição de 2011.
A Ruby Selection, secção que destaca a riqueza e transformação proporcionadas pelo Novo Mundo nas colheitas de vinhos e filmes, vai apresentar produções brasileiras como O Maior Amor do Mundo, Lula, o Filho do Brasil, Cidade Baixa, Orfeu Negro, Carlota Joaquina e Princesa do Brasil.
Na secção Vintage Selection vão ser exibidos os filmes Nader and Simmin, A Separation, (Urso de Ouro em Berlim) do iraniano Asghar Farhadi, Chico y Rita, primeiro filme de animação de Fernando Trueba, Las Acacias, filme argentino dirigido por Pablo Giorgelli (vencedor da Câmara de Ouro, em Cannes) e The Tree of Life, de Terrence Malick (vencedor da Palma d’Ouro, Cannes).
Nesta edição marca também presence Stefan Ruzowitzky, realizador de Os Falsificadores e Manoel de Oliveira vai também ser homenageado com a exibição dos filmes A Caça e Acto de Primavera, O Estranho Caso de Angélica , Aniki-Bóbó e Douro, Faina Fluvial.