A votação vai decorrer até ao próximo dia 7 de Setembro, e até lá vai ser possível votar numa das 21 maravilhas a concurso, em sete categorias distintas: Zonas Marinhas; Grutas e Cavernas; Praias e Falésias; Florestas e Matas; Grandes Relevos; Zonas Protegidas e Zonas Aquáticas não Marinhas, via internet no site das 7 Maravilhas, no Facebook das 7 Maravilhas, por sms e por telechamada.
As 21 paisagens naturais a votos, estão distribuídas pelas regiões do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira (havendo representantes de todas as regiões do país), e são na categoria de Florestas e Matas: Floresta Laurissilva – Madeira, Mata Nacional do Buçaco, Paisagem Cultural de Sintra – Património da Humanidade, na categoria de Grandes Relevos, os nomeados são Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico, Parque Natural da Arrábida e Vale Glaciar do Zêzere.
Na categoria de Grutas e Cavernas as finalistas são Algar do Carvão – ilha Terceira, Açores, Furna do Enxofre e Grutas de Mira de Aire, já na categoria de Praias e Falésias os finalistas são Pontal da Carrapateira, Portinho da Arrábida e Praia do Porto Santo, na Madeira.
Na categoria de Zonas Marinhas os nomeados são Arquipélago das Berlengas, Ponta de Sagres e Ria Formosa, já na categoria de Zonas Não Marinhas os nomeados são Lagoa das Sete Cidades – S. Miguel, Açores; Portas de Ródão e Vale do Douro.
Na categoria de Zonas Protegidas as finalistas são o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e a Reserva Natural da Lagoa do Fogo.
Promover as paisagens naturais existentes em Portugal, de norte a sul do país e também nas ilhas, alertar para a necessidade da preservação da natureza e para a sustentabilidade ambiental, numa altura em que se assinala o Ano Internacional da Biodiversidade, são alguns dos objectivos da iniciativa, que tem como inspiração a natureza.
E chamar à atenção para a natureza e para o seu estado foi uma das tarefas de Mariza, “Eu estou muito contente com o convite, e é para mim um enorme prazer estar aqui para chamar à atenção e ajudar a preservar as belezas naturais de Portugal”, disse na mesma altura ao C&H a artista de cariz internacional.
Uma opinião partilhada pelo internacional português, Pauleta, natural dos Açores, que confessou ao C&H estar muito orgulhoso e contente com o convite. “Foi com grande orgulho que aceitei o convite de embaixador da iniciativa e divulgar as belezas naturais de Portugal”.
Para ajudar a chamar à atenção e promover cada candidata, as respectivas regiões escolheram também padrinhos e madrinhas conhecidos do grande público, como por exemplo Tim, Rui Veloso, Lúcia Moniz ou o Maestro António Vitorino de Almeida.
As sete maravilhas vencedoras vão ser conhecidas já no próximo dia 11, numa gala que vai ser transmitida em directo na RTP, a televisão oficial da iniciativa. Cada uma das sete maravilhas vencedoras vai receber um troféu, criado propositadamente para esta eleição, da autoria da SPAL.
A eleição das 7 Maravilhas Naturais de Portugal conta com o apoio do Governo Regional dos Açores e da Associação de Turismo dos Açores, do Instituto do Turismo de Portugal, Ministério do Ambiente, Instituto de Conservação da Natureza, entre outras instituições ligadas ao ambiente e à natureza e antecede a eleição das “7 Maravilhas da Natureza do Mundo®”, que vai decorrer em 2011, na qual a região do Douro Vinhateiro foi a paisagem portuguesa a ir mais longe, ficando entre os 77 finalistas.
Veja aqui ainda: Açores é a região que domina as nomeações das 7 Maravilhas Naturais
“Açores 2010” – gala em directo na RTP
Maravilhas nomeadas por categoria: Florestas e Matas