Zonas Marinhas
Arquipélago das Berlengas
É reconhecido que a flora marinha do arquipélago das Berlengas tem elevado interesse biológico. Observações recentes indicam que existem nas Berlengas numerosas espécies descritas pela primeira vez para a Península Ibérica, nomeadamente de espécies que só se encontram referenciadas para o Mediterrâneo.
Padrinho: Rui Veloso
Ria Formosa
Considerada Parque Natural desde 1987, classificada como Zona Húmida de Interesse Internacional pela Convenção de Ramsar devido à sua importância como habitat de aves aquáticas e integrada na Rede Natura 2000, como sítio de importância comunitária e como Zona de Protecção Especial, é um sistema lagunar complexo, enquadrado por duas penínsulas e várias ilhas-barreira.
Padrinho: Prof. Francisco Nunes Correia
Ponta de Sagres
Ao falarmos de Sagres, destaca-se, de imediato a sua extraordinária e imponente ponta rochosa, que entra, profundamente, pelas agitadas águas atlânticas.
No meio desta paisagem única, poderosa, dominada por um Mar alteroso – o qual aqui adquire uma dimensão espectacular – que embate furiosamente nas falésias, alojam-se interessantes cavernas, belíssimas praias, coroadas por uma vegetação rasteira ímpar e por uma memória tão intensa quanto a dimensão das próprias águas, povoada de mitos, de lendas, de histórias sagradas e profanas, que se cruzam com outros elementos.
A Península de Sagres reúne um conjunto de singularidades biológicas únicas em Portugal e na Europa. A sua importância está espelhada nos vários estatutos de protecção que apresenta nomeadamente Parque Natural, Zona Especial de Protecção para Aves e Sítio de Interesse Comunitário para a Conservação (Rede Natura 2000), entre outros.
Padrinho: Luís Represas