Home Cultura Arte & Exposições Évora recebe Trienal no Alentejo em Outubro

Évora recebe Trienal no Alentejo em Outubro

No início de outubro, Évora vai receber quatro artistas contemporâneos no âmbito do projecto Trienal no Alentejo. As exposições, instalações e performances apresentadas são fruto das residências de artistas na região e inspiradas pelo seu património.

No dia 1 de outubro, Ricardo Calero leva ao Museu de Évora, pelas 17h30, os materiais resultantes da instalação“Espaço de Pensamentos II” – uma escultura nómada que é também um espaço de programação onde se travam conversas sobre cultura, arte e património. Uma homenagem à paisagem natural e arquitetónica alentejana.

Às 19h30, o norte-americano Michael Petry inaugura Libations, uma performance sobre a tradição vitivinícola do Alentejo.

Pelas 22h30 a Biblioteca de Évora acolhe a exposição, Dónde Dormir #4 Biblioteca, de Eugenio Ampudia, obra filmada em Portugal a convite da TnA no Palácio Nacional da Ajuda e já apresentada na última edição da ARCO, em Madrid.

No novo ciclo de eventos da TnA, que vai decorrer em outubro, está ainda incluída a inauguração, no dia 17 de outubro, da instalação “Dormente de Mó” de Perrine Lacroix. A artista francesa propõe uma visita ao património da olaria alentejana, na Casa de Burgos, em Évora.

A Trienal no Alentejo é organizada pela Associação Aspas e Parênteses, tem como objectivo trazer a esta região portuguesa alguns dos mais significativos nomes da cena artística contemporânea. As obras são depois produzidas e instaladas na região, mas também fora, nos grandes eventos mundiais, tornando-as consequentemente em veículos de promoção e divulgação nacional e internacional da especificidade e riqueza da sua cultura.

Texto de Mariana Ferreira Machado

SEM COMENTÁRIOS

Leave a ReplyCancel reply

Exit mobile version