O Cinema São Jorge, em Lisboa, volta a receber mais uma edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano. De 25 de março a 5 de abril, passam pela sala da Avenida da Liberdade filmes premiados em Veneza e Cannes, uma retrospetiva da obra de Sergio Leone e outra dedicada à série televisiva Gomorra.
Esta 8ª edição da festa arranca já com o grande prémio do júri em Cannes 2014, As Maravilhas, filme protagonizado por Alba Rohrwacher, que a realizadora de Alice Rohrwacher e a irmã apresentam em antestreia. Do cartaz faz ainda parte Hungry Hearts, obra de Saverio Constanzo protagonizada pela mesma atriz.
Frederico Fellini estará em destaque no documentário Que Estranho Chamar-se Frederico assinado por Ettore Scola. Outro grande realizador a merecer honras de homenagem no 8 ½ é Sergio Leone. A saber, a retrospetiva levada a cabo em parceria com a Cinemateca Portuguesa inclui cópias restauradas de Era Uma Vez na América e de O Bom, o Mau e o Vilão.
E nem só da sétima arte vive este ano o festival. A produção televisiva também marca presença com a apresentação integral de Gomorra, série de Stefano Sollima, Francesca Comencini e Cláudio Cupellini, baseada da obra de Roberto Saviano.
De volta ao cinema, o cartaz inclui uma cópia restaurada digitalmente de Cinema Paraíso, de Giuseppe Tornatore. Já em competição estarão Short Skin, de Duccio Chiarini; Almas Negras, de Francesco Munzi; As belas coisas, de Agostino Ferrente e Giovanni Piperno; Incompreendida, de Asia Argento; Com a graça de deus, de Edoardo Winspeare e Mais Escuro Que a Meia-Noite, de Sebastiano Riso.
Os mais pequenos também terão o seu espaço neste 8 ½ de 2015, com a secção Piccolini. Pinóquio, Topo Gigio e Calimero serão algumas das figuras bem conhecidas do imaginário infantil a brilhar na festa.
O encerramento, a 2 de abril, cabe a O Rapaz Invisível, comédia assinada por Gabriele Salavatores.
Os bilhetes, à venda no Cinema São Jorge, custam 4 euros por sessão, havendo descontos diversos e vouchers de 5 bilhetes disponíveis por 15 euros.
Depois de Lisboa, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano parte em digressão para o Porto, Coimbra, Loulé e Funchal.
Texto de Alexandra Gil