Entre os dias 9 e 30 de dezembro de 2020, celebra-se a 11.ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.
O Festival decorre em formato inédito, com parte de suas exibições no Cinema São Jorge, em Lisboa, – dias 9, 13 e 14 de dezembro, em parceria com a Mostra de Cinema da América Latina –, e parte online, na nova plataforma de streaming FESTin ON, de 15 a 30 de dezembro.
Nesta edição, as Mostras Competitivas (Ficção, Doc e Curtas), a Mostra Cinema Brasileiro e a Mostra FESTinha abrangem 22 longas e 31 curtas, quase todas inéditas em Portugal. Vários temas são abordados na seleção de filmes dos Países de Língua Portuguesa, em especial Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal: direitos humanos, inclusão social, política, artes visuais. A música também está presente, com filmes que abordam o fado de Alfama e os blocos de carnaval do Rio de Janeiro. A Mostra FESTinha, dirigida aos miúdos, decorre totalmente online, com curtas-metragens de animação e ficção que poderão ser vistos gratuitamente na plataforma FESTin ON.
Também no FESTin ON será possível participar dos painéis e mesas do Conexões FESTin, o segmento de negócios e debates do Festival. Dentre os temas abordados, a trajetória do diplomata José Aparecido de Oliveira, a diáspora portuguesa e a importância dos festivais de cinema brasileiro no exterior.
Os bilhetes irão estar à venda a partir do dia 8 de dezembro, apenas nas bilheteiras, tendo um custo de 3,50 euros (sessões regulares) e 3 euros (para menores de 25 anos e maiores de 65 anos).
Veja a programação completa aqui.