Tendo como principal objetivo partilhar experiências enogastronómicas e assim contribuir para preservar e valorizar os produtos endógenos alimentares portugueses e as suas regiões de origem, o Endógenos já dedicou as anteriores seis edições ao ouriço-do-mar, ao capão, às algas, ao carapau seco, à fava e à sardinha.
Esta nova edição vai ter lugar no Mosteiro de São Dinis, em Odivelas, de 9 a 12 de outubro. O evento inicia-se nesta quinta-feira, às 18h30, com uma visita ao Mosteiro de São Dinis e de São Bernardo, seguindo-se um welcome drink em que é apresentado um gin exclusivo com marmelada branca de Odivelas.
O ponto alto, às 19h30, é o jantar de degustação com um menu especialmente dedicado a este doce e desenhado pelo Chefe Vitor Claro.
Na Cozinha Velha e na Sala dos Tetos Bonitos do nobre Mosteiro de São Dinis, prepara-se e serve-se esta experiência de manjar branco, com seis pratos batizados com a designação dos seis produtores qualificados da marmelada branca de Odivelas. Os pratos El Rei Dom Dinis, Espiga Dourada, Faruque, Viriato, Ide-Vêlas e Carolina Pinto serão harmonizados com os vinhos produzidos pelo Chefe Victor Claro, oriundos da região de Portalegre.
Embora a rainha da festa seja a marmelada branca de Odivelas, outros produtos deste concelho serão integrados no menu, como o marmelo, a maçã, o licor de marmelo, marmelo em calda, marmelada branca de Odivelas com Vinho do Porto e gengibre, chutney de beringela e de vegetais diversos, cornichon de pepino pequeno com vinagre, geleias e compotas diversas.
O projeto Endógenos é uma iniciativa de Nuno Nobre, empreendedor e consultor criativo de negócios na Nuno Nobre + Associados Ltd e de António Alexandre, Chefe executivo do Lisboa Marriott Hotel.
Texto de Marta Plácido