Festival Das Artes QuebraJazz Regressa A Coimbra Em Julho

A 15ª edição do Festival das Artes QuebraJazz, sob o tema “Mensageiros”, inicia-se no dia 17 de julho e realiza-se no anfiteatro Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas, nas escadas do Quebra Costas e vários outros locais de Coimbra.

Este ano, além da habitual programação de música clássica e jazz, o centro de Coimbra acolhe uma sessão de cinema ao ar livre, uma exposição de fotografia, assim como o percurso literário em torno da vida e obra de Zeca Afonso.

No dia 17 de julho, inaugura no Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado, com produção e curadoria do Centro de Artes Visuais – Encontros de Fotografia, a exposição Mensagem, que integra o Ciclo das Artes Plásticas do Festival das Artes QuebraJazz E ao anoitecer, a inaugurar o Anfiteatro Colina Camões no Jardim da Quinta das Lágrimas, a primeira grande noite musical do Festival com o concerto Anima – A Música Como Mensageira de Humanidade, uma estreia absoluta da mais recente obra do pianista conimbricense Luís Figueiredo, acompanhado por quatro solistas internacionais e a secção de cordas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo Maestro Pedro Neves.

O centro de Coimbra recebe também música e cinema ao ar livre no Pátio da Inquisição. A Orquestra de Jazz da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, formada pelos melhores alunos do curso profissional de instrumentista de jazz, a que se juntam muitas vezes ex-alunos, professores e convidados sob a direção do maestro Rui Lúcio vai estar no dia 20 de julho, às 18h00 no Pátio da Inquisição para um concerto intitulado Jazz Messengers. De entrada gratuita, este momento pretende prestar homenagem aos grandes nomes do jazz que fizeram parte deste projeto e promete ser uma grande celebração.

Pelas 22h00, ainda no dia 20 de julho, está agendada uma sessão de cinema ao ar livre, também de entrada livre, no Pátio da Inquisição com o filme O Carteiro de Pablo Neruda, realizado em 1994 por Michael Radford. O filme vencedor do Óscar de Melhor Banda Sonora e dos prémios BAFTA de Melhor Realizador e Melhor Filme Estrangeiro retrata a amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda e um humilde carteiro.

No dia seguinte, a 21 de julho, entre as 16h00 e as 19h00, as ruas da alta e da baixa coimbrã, serão palco de uma viagem através do Percurso Literário Zeca Afonso- Cantor e Poeta. Zeca Afonso é um dos símbolos da resistência à ditadura e do 25 de Abril. No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução de Abril, propõe-se a realização de um percurso pelos lugares simbólicos da vida deste poeta e cantor em Coimbra, com a apresentação de performances, exibições musicais e exposições. Um momento para celebrar a vida e o legado artístico de José Afonso.

A programação completa será anunciada brevemente.

Autor:Texto de Ana Filipa Correia
Artigo anteriorManu Chao E Miguel Araújo & Os Quatro E Meia São As Primeiras Confirmações Do AGITÁGUEDA
Próximo artigoDe Esther Mucznik Chega-nos Uma Família Judaica De Varsóvia E Brody A Lisboa E Telavive

Leave a Reply