O Festival FeLiCidade invade o Centro Cultural de Belém – CCB (em Lisboa), este fim de semana, com atividades para todos os gostos e idades e entrada gratuita.
O programa é bastante diversificado e inclui concertos, conversas, performances, visitas espaciais, spoken word (poesia), leituras encenadas, filmes, contadores de histórias, lançamentos de livros, performance, cursos, oficinas, aulas, Arte e ainda um mercado, de manhã (10h00) até à noite (23h30/00h00).
O festival apresenta-se como uma “Festa e Festival, Liberdade e Língua, Cidade sem muros nem ameias – FeLiCidade”, e pretende promover “uma celebração e um questionamento da língua como casa”, no ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Segundo a organização: “O festival está assente no diálogo entre os países que utilizam a língua portuguesa, explorando as suas diversas disposições, desconstrução e possibilidades. Na literatura, na música, no cinema, em cena. Dezenas de falantes e ouvintes de todas as geografias, ajudar-nos-ão a reflectir sobre uma relação de centenas de anos, a discutir a pluralidade de raízes e identidades, sem rasurar a complexidade, a violência e a exclusão da História. No Dia Mundial da Língua Portuguesa, entendemos a língua como um motor de mudança e de transformação, discutimos os modos de ser comunidade — e vincamos os compromissos com os valores de Abril, com um cheirinho de alecrim.”
Com direção artística de Aida Tavares, o festival conta ainda com curadoria de Anabela Mota Ribeiro, André e. Teodosio, Gonçalo Riscado, Nádia Yracema, Sara Carinhas, Tiago Bartolomeu Costa e Madalena Wallenstein.
O programa completo pode ser visto aqui.