O Festival Islâmico regressa a Mértola de 18 a 21 de maio, para a sua 12 edição, e volta a contar com um mercado de rua, exposições e concertos.
O certame apresenta-se como um festival de arte islâmica contemporânea, que conta com 30 parceiros que incluem entidades locais, regionais e internacionais, fortemente ligadas à comunidade e cultura árabe, e conta já com 120 expositores e 15 artesãos confirmados,
Durante 4 dias é possível visitar e explorar vários espaços e dinâmicas, como o mercado de rua, que inclui variados produtos como artesanato, doçaria, produtos regionais alentejanos e tecidos, provenientes de Marrocos, Tunísia, Egipto, Espanha e Alentejo. E ainda assistir a concertos ao vivo, exposições, oficinas, uma zona de orações.
Este ano o Festival apresenta uma nova imagem e logotipo, inspirados numa tigela de cerâmica datada da 2ª metade do século XII, encontrada na alcáçova do castelo de Mértola. Esta descoberta insere-se nos trabalhos arqueológicos realizados no património da vila e reforça a importância estratégica da antiga cidade de Mértola e a sua relação com a cultura islâmica, nos tempos em que a vila se chamava Martulah e era a capital de um reino islâmico, além de um importante porto comercial nas rotas do Mediterrâneo.
O Festival tem periodicidade bienal, é uma organização do Município de Mértola, e tem a sua base no trabalho arqueológico realizado sobre o património da Vila, em particular, o do período Islâmico”.
A entrada é livre.
A programação completa pode ser vista aqui.