O Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas – Manobras decorre até ao dia 30 de outubro, com 23 espetáculos, 5 oficinas para crianças e uma instalação, num total de 72 apresentações ao público em 15 municípios da Artemrede.
Destaque para a estreia nacional do projeto Bom Anfitrião, de Filipa Francisco e quatro artistas locais, que explora a «emergência climática e o papel que as artes podem desempenhar no seu questionamento».
No plano internacional, nota para os espetáculos Conservando Memória, dos espanhóis Izaskun Fernández e Julián Saenz-López; Sapatos Novos, dos catalães L’Home Dibuixat; Qubim, da Trupe Fandanga e Aprometido, dos PédeXumbo.
O Festival inclui a performance 7/10 x 8’ Aprox., o resultado de uma mistura entre o popular jogo “um, dois, três, macaquinho do chinês” e o “Jogo do Ganso”; o espetáculo A Menina que Vendia Fósforos, da Red Cloud Marionetas, a partir do conto de Hans Christian Andersen; A Tartaruga e o Menino do Mar; “A Viagem de Sophia”, produção da S.A.Marionetas que tem por base o conto “A viagem” do livro Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner Andresen, entre muitos outros espetáculos.
O Manobras passa por Abrantes, Alcanena, Montemor-o-Novo, Oeiras, Santarém, Tomar, Moita, Torres Vedras, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço, Pombal, Barreiro, Alcobaça, Montijo e Palmela.
O programa completo pode ser consultado aqui.