Decorre este fim-de-semana em Mora (no Alentejo), a segunda parte da primeira edição do Festival Músicas no Rio – EDP, com os concertos de Mafalda Arnauth, na sexta feira, e Sérgio Godinho, no sábado. Os dois espectáculos, que se seguem aos da Sinfonnieta de Lisboa com Bernardo Sassetti e da dupla Maria João/Mário Laginha, têm lugar junto à ribeira do Raia, no Parque Ecológico do Gameiro, ao lado do Fluviário de Mora, às 21h00.
O festival, que passa a ser anual, apresenta-se como um ciclo de concertos de música portuguesa que, em dois fins-de-semana de Julho, animam Mora, procurando tornar a vila numa “referência dos festivais de Verão”, segundo a organização.
Um cartaz de música portuguesa que, segundo estimativa da organização, “deverá atrair cerca de 3.500 pessoas por espectáculo”.
Segundo os promotores, o festival, com bilhetes a um euro, decorre “num cenário idílico, onde a água e os sons da natureza são factores diferenciadores, juntamente com música portuguesa de qualidade e diversificada”.
A iniciativa “pretende oferecer momentos de pura tranquilidade num contexto cultural, paisagístico e inovador, como é o espaço envolvente ao fluviário” e tornar Mora numa “referência no campo cultural e turístico”.
Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Mora, da G. Produções Artísticas, e com o apoio da EDP, o evento integra quatro temáticas diferentes – fado, jazz, clássico e musica popular de qualidade – apostando numa oferta de prestígio e cuja programação “não atraia um público massivo, mas criterioso”.
Por Cristina Alves