É já na quinta-feira, dia 30, que o cinema São Jorge recebe mais edição do SAL – Surf At Lisbon Film Fest. O festival, que decorre até 2 de novembro, apresenta as últimas novidades do cinema da modalidade, incluindo ainda exposições e momentos musicais.
Logo na sessão de abertura, será exibido, numa estreia absoluta em Portugal, The Endless Summer, de Bruce Brown, filme que mudou para sempre nos anos 60 a cultura do surf à escala global. De destacar é ainda, no dia 31, às 19h30, Out in the Lineup, produção franco-australiana centrada na homossexualidade no surf.
Da lista de filmes a não perder estão também Mission Papoa, de Pedro Patrocínio, e Cabo Raso – A Onda Escondida, assinado por António Silva. A estas produções nacionais juntam-se outras estrangeiras, salientando-se Storm Surfers 3D, da RedBull, que se apresenta como o primeiro filme de surf 3D exibido em Portugal.
Paralelamente ao cinema, o SAL conta com vários eventos, entre os quais a exposição de fotografia de João Bracourt e Bruno Garrudo e a mostra da arte de João Rei em colaboração com Ricardo Bravo.
A música, essa estará a cargo por DJ de renome do circuito independente, depois das sessões.
Da programação do festival faz ainda parte a apresentação do livro Deambulações, de Bruno Garrudo, às 18h30 do dia 30. A ter em conta é também Já a 1 de novembro, será tempo para Conversas Mar Sem Fim – Portugal e o Surf de Ondas Grandes, com a presença de alguns intervenientes no projeto e surfistas desta variante.
Os bilhetes para o festival, à venda nos locais habituais, custam 4 euros, sendo possível adquirir packs para 5 sessões por 15 euros.
Texto de Alexandra Gil