A edição de 2013 do Lisbon & Estoril Film Festival, viu o prémio de Melhor Filme ir para o filme Fish & Cat do iraniano Shahram Mokri.
Rodado numa única take, Fish&Cat, a segunda longa-metragem de Shahram Mokri, estreou no Festival de Veneza onde foi distinguido com o prémio Especial Orizzonti, e inspira-se numa história verídica de um restaurante que servia carne humana.
Além deste filme foram também premiados pelo juri, composto por Arto Lindsay, Dominique Gonzalez-Foerster, Diego Masson, Carlos Saboga e Vhils, em ex-aequo, os filmes Harmony Lessons, de Emir Baigazin e La Última Película, de Raya Martin e Mark Peranson, com o prémio Especial do Júri João Bénard da Costa.
A entrega dos prémios decorreu na segunda-feira no Centro Cultural de Belém, e no evento foram ainda atribuídos os prémios Cineuropa a Das merkwürdige Kätzchen de Ramon Zürcher e Melhor Curta-Metragem MEO, a Primária, de Hugo Pedro — Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal, e menções honrosas do Prémio Curtas-Metragens MEO, na categoria Melhor Comédia para Welkom, de Pablo Munoz Gomez —para La Prima Legge di Newton, de Piero Messina — Centro Sperimentale di Cinematografia, Itália e Melhor Ensaio Cinematográfico para “Untitled”, de Jorge Romariz.
O Lisbon & Estoril Film Festival decorreu entre 8 e 18 de novembro, com dezenas de filmes, retrospectivas dedicadas a Alain Guiraudie, Gianfranco Rosi e Arnaud Desplechin, e homenagens a nomes do cinema como o realizador de Hong Kong Wong Kar-Wai, que teve o seu mais novíssimo filme, O Grande Mestre, em estreia no Festival, James Gray, Alekasndr Sokurov e Jorge Silva Melo.
Além do cinema, também a música, a literatura, as artes plásticas e masterclasses marcaram esta edição do Lisbon & Estoril Film Festival. Institut des Arts de Diffusion, Bélgica, Melhor Drama Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Portugal.
Texto de Catarina Delduque