A Galeria Municipal Palácio Ribamar, em Algés acolhe a exposição de fotografia Dois olhares a Cor e Preto e Branco, de Carlos Ricardo, que mostra pela primeira vez as duas vertentes do seu trabalho de fotografia, cor e preto e branco.
Carlos Ricardo iniciou-se na fotografia em 1977, tendo realizado a sua primeira exposição individual em 1984. Desde muito cedo, o seu interesse pela fotografia não figurativa, principalmente na Cor, levou-o ao desenvolvimento da fotografia abstrata que, rapidamente, se tornou no seu tema preferido nesta vertente de captação de imagem. Atento a pormenores de objetos e à deformação da imagem através de reflexos e outras técnicas, procura sempre nestes, o ângulo que melhor crie uma imagem de forte componente estética quer no que toca ao enquadramento quer á combinação de cores.
No Preto e Branco, que considera ser de impacto mais dramático, desenvolveu a técnica do grande contraste, muitas vezes com desenhos de luz, dedicando-se também ao retrato e ao registo de cenas do quotidiano (representados na maioria das fotos expostas), que transmitam emoções, movimento e até mistério.
Esta exposição pode ser vista até 2 de novembro de quarta-feira a domingo, das 14h00 às 18h00.
Na Livraria-Galeria Municipal Verney é apresentada ao público a 13ª exposição da Coleção, intitulada Horizontes Revisitados: Coleção Neves e Sousa, que pode ser visitada até 22 de novembro de terça a sexta-feira, das 11h00 às 18h00 e aos sábados, das 12h00 às 18h00.
Texto de Susana Sena Lopes