As Galerias Romanas da Rua da Prata, em Lisboa, vão estar abertas ao público, nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, numa iniciativa integrada nas comemorações das Jornadas Europeias do Património.
As visitas vão decorrer durante três dias, das 10h00 às 18h00, sob a orientação dos técnicos do Museu da Cidade de Lisboa e têm entrada gratuita. O acesso é feito pela Rua da Conceição, junto ao número 77.
Esta é uma oportunidade rara, uma vez que as galerias abrem apenas uma vez por ano, devido às suas condições de acessibilidade.
As galerias foram descobertas na sequência do terramoto de 1755, e desde então tem sido alvo de inúmeros estudos sobre a sua função original. Actualmente quase todos os estudos apontam as galerias como sendo um criptopórtico, da época de Augusto, entre o século I a.C e o século I d.C., uma das épocas mais significativas da cidade de Olissipo.
Actualização:
A directora do Museu da Cidade, Ana Cristina Leite, disse hoje de manhã (dia 17 de Setembro) ao C&H que, “As Termas Romanas da Rua Prata já não vão abrir na data prevista (25, 26 e 27 de Setembro), por motivos técnicos, estando previsto em suas substituição visitas à Cerca Velha e às Ruínas do Teatro Romano, em data a anuciar brevemente. A responsável adiantou ainda que, “Oportunamente será divulgada uma nova data para a abertura ao público deste importante monumento histórico lisboeta“.
foto: Museu da Cidade de Lisboa
Ando para fazer esta visita há imenso tempo e todos os anos existe sempre um contratempo, este ano não é excepcção e mais uma vez não vou visita.
Talvez para o ano… quem sabe?
Cumprimentos
Sandra C.