A 21ª edição do Indie Lisboa – Festival Internacional de Cinema Independente, acontece de 23 de maio a 2 de junho de 2024, com mais de uma dezena de filmes que não costumam passar no circuito comercial.
O festival traz a Lisboa filmes de diferentes partes do mundo, desde trabalhos recentes a outros redescobertos no tempo, entre talentos emergentes e autores de renome, distribuídos pelas diferentes secções, sendo elas a IndieMusic (que entram na competição do festival), Boca do Inferno e Smart 7, além do IndieJúnior, que inclui filmes de animação, documentários e ficção de todo o mundo. Para além dos filmes, há também debates, workshops, masterclasses, encontros, festas e concertos.
No IndieMusic, a ideia é ter uma “programação eclética que navega entre bandas mais reconhecidas pelo grande público e outras novidades cheias de contextos temporais, políticos e sociais”. Os destaques são os filmes Esta Ambición Desmedida, Lil Nas X: Long Live Montero e As Fado Bicha (sobre o duo com o mesmo nome).
Para a Boca do Inferno, uma secção focada em “cinema de cultox para um público habituado a uma cinefilia dark, absurda, e sarcástica”, a organização selecionou sete longas e cinco curtas. O principal será “Cobweb” (imagem de destaque), do realizador sul coreano Jee-Woon Kim, protagonizado por Song Kang-Ho (Parasitas).
Finalmente, a Smart 7 (também em competição, com um prémio de cinco mil euros), é a habitual oportunidade para ver filmes de realizadores europeus emergentes. Este ano, são sete, de países como Grécia, Lituânia ou Islândia.
O festival vai ocupar, mais uma vez, as principais salas de cinema da cidade – São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa, Ideal e Fernando Lopes. Além destas salas, estão ainda prometidas sessões em «jardins, piscinas, locais noturnos e universidades».
A antecipar o festival vai ter lugar o IndieFun, que inclui várias atividades, como as sessões de Cinema na Piscina (na Piscina da Penha de França), o IndieDate, a maratona da Boca do Inferno, as festas do IndieByNight, e, pela primeira vez, duas sessões com filmes surpresa.
Ao programa de curtas-metragens para famílias junta-se, pela primeira vez, longas para adultos, com dois clássicos que têm a água, ou a piscina, como tema central – Palombella Rossa, sátira política de e com Nanni Moretti sobre um líder comunista amnésico que é também jogador de polo aquático; Piranha, paródia de culto realizada por Joe Dante, o primeiro filme a capitalizar o filão de animais aquáticos mortíferos inaugurado anos antes pelo Tubarão de Steven Spielberg.
O IndieDate – experiência de encontros às cegas (românticos ou não) para cinéfilos. Para participar no IndieDate tem que adquirir um bilhete para All of us Strangers, o novo filme de Andrew Haigh, com Andrew Scott e Paul Mescal.
O IndiebyNight conta este ano com o primeiro arraial do festival, há um novo bar oficial, o Drama Bar, ponto de encontro e convívio nocturno para equipa, pessoas convidadas e público do festival. A After Party Esta Ambición Desmedida, uma listening party do álbum El Madrileño, para dançar e homenagear a música do fenómeno global C. Tangana, na quinta-feira dia 23, no Musicbox, seguida de dj set. No dia seguinte, um mês após a celebração dos 50 anos do 25 de abril, terá lugar uma festa no NAV, com concerto a solo de Sallim, e dj sets pela noite fora. Na semana seguinte, e para celebrar o lançamento do filme, As Fado Bicha convidam para uma noite intimista nos salões do Palácio do Grilo, num after que também conta com um dj set de Kemetic.
Esta edição terá duas sessões com filmes surpresa, ambas no último fim-de-semana do festival. Também a maratona da Boca do Inferno, uma noitada para cinéfilos que só termina às 6h00 da manhã, que intercala longas e curtas-metragens, que termina com Cobweb, dramedy meta do veterano Kim Jee-woon.
O IndieLisboa regressa de 23 de maio a 2 de junho, com o “melhor do cinema independente contemporâneo, nacional e internacional”, a bilheteira abre dia 9 de maio.