À razão de que a língua portuguesa pode ser muito traiçoeira, vai começar rir-se quando decidir ir ao Pito e o comunicar aos seus amigos. O novo restaurante do Olivier tem esse espírito divertido. E pretende demonstrar que é possível comer um bom frango assado, num espaço agradável e com boa pinta!
É a evolução do conceito de churrasqueira, no sentido em que não vai certamente sair de lá a precisar de trocar a roupa por ter ficado a cheirar a frango assado da cabeça aos pés. Uma refeição, bem composta, de carne grelhada é certeza que pode ter ao entrar neste novo restaurante. A ementa é simples e de consulta na própria mesa.
Começámos por trincar umas apetitosas cenouras algarvias e azeitonas temperadas enquanto deitávamos um olho há lista. De entradas tem como opção as saborosas chicken wings com ketchup curry e a salsicha toscana. Peça o molho de mostarda com mel, que não se vai arrepender.
À boa maneira dos espaços de Olivier, a luz é ténue, promovendo um ambiente acolhedor. As mesas corridas, que se podem juntar, convidam ao convívio de grupos. Um painel de luz, em néon, reflete o caráter inovador do conceito. Uma música de fundo atual compõe o espaço. Poderia até ser um bar, onde entramos para matar a fome e provar algumas iguarias com assinatura.
Depois, os pratos principais são o famoso pito, um frango pequeno mais conhecido por Frango da Guia, suculento que pode acompanhar com diferentes molhos. Optámos pelo molho asiático, que tem base no teryaki. Outra opção é o entrecosto com molho do campo, com manteiga e alecrim. Uma aposta ganha, para quem gosta de roer aqueles ossinhos com carne. Para os amigos da malagueta, há a variante de molho escaldante a combinar.
Os acompanhamentos são servidos à parte e revelam também algumas surpresas. Há arroz de legumes, puré de batata doce (top!), salada com alface roxa ou salada de tomate.
Se depois de repasto, ainda lhe apetecer um doce, há três hipóteses: a mousse de chocolate com kit kat (que nos dizem ser um best seller e não há como desmentir), o pudim flan tradicional (aqueles pequeninos, feitos na forma de alumínio, que cabem na cova do dente e sabem mesmo a pudim) e a torta de laranja (doce e bem molhada).
Na linha do conceito de que uma refeição trivial pode ser boa, com um toque especial e acessível, o Pito merece uma visita.
O restaurante O Pito do Bairro by Olivier fica na Rua do Alecrim, nº23, junto ao Cais do Sodré. Para além da sala de refeições, com capacidade para 60 pessoas, tem serviço de take away. Abre diariamente, das 12h00 às 02h00.