A 44ª edição do Fantasporto, um festival de cinema dedicado ao fantástico e ao terror, já arrancou no passado dia 1 e decorre até ao dia 10 de março, no Batalha Centro de Cinema, no Porto, e exibirá cerca de 100 filmes de 34 países, todos inéditos e, em estreia nacional, europeia, internacional e mesmo mundial.
Estarão presentes a maioria dos realizadores e equipas dos filmes em competição, bem como representantes das produtoras, agentes de vendas e meios de comunicação internacionais e portugueses. Estão previstas várias retrospetivas, entre as quais uma dedicada ao realizador belga Karim Ouelhaj, a quem vai ser atribuído um prémio de carreira.
O programa inclui 4 competições: a principal, o Cinema Fantástico com 30 longas, uma secção que inclui uma outra de curtas-metragens, a Semana dos Realizadores, a Oriente Express dedicada a filmes asiáticos e a competição do Prémio de Cinema Português.
No Fantasporto 2024 destaque para The Forbiden Play, em estreia europeia. Hideo Nakata é um dos mais famosos realizadores japoneses do cinema de horror e destaca-se pelo seu filme The Ring (1998), considerado pelo The Guardian um dos melhores 100 filmes de todos os tempos.
The Witch Game (de Fabián Forte, um dos mais premiados realizadores argentinos da atualidade), The Floor Plan (Junichi Ishikawa, Japão), “Post Mortem” (Péter Bergendy, Hungria), Mutant Ghost Wargirl (Binjie Liu, China), Cold Meat (Sebastien Drouin, França) são alguns dos filmes em competição. Destaque ainda para Surrogate, o novo filme de King Palisoc, que será apresentado em antestreia mundial no Fantas.
Pelo Batalha vai passar também, em antestreia mundial, La Sombra del Tiburón, do realizador espanhol Gonzalo López Gallego. Um dos mais intrigantes e assustadores filmes da programação do certame.
De acordo com a organização, a competição de cinema fantástico vai contar com uma forte representação asiática, com 11 dos 30 filmes a terem produção japonesa.
Na competição de curtas-metragens vão estar 16 filmes, incluindo o brasileiro Vão das Almas, de Edileuza Penha de Sousa e Santiago Dellape.
A Semana dos Realizadores apresenta 11 filmes de autores consagrados, como David Duchovny, com Bucky F*cking Dent, e Guto Parente, com Estranho Caminho, que tem no elenco a atriz portuguesa Rita Cabaço.
A única longa-metragem concorrente ao prémio de cinema português é Best Cop Ever, de João Bruno, ao lado de oito curtas-metragens. Fora de competição, estão as ‘longas’ portuguesas Carne, a Pegada Insustentável, de Hugo Almeida, e Titus, de Rui Neto e Jorge Albuquerque.
Embora tenha ainda programação no dia 10, o encerramento oficial do Fantasporto é no dia 9 com o anúncio dos prémios e com a exibição do filme chinês Creation of the Gods I: Kingdom of Storms, um épico de fantasia assinado por Wuershan e que é o primeiro de uma trilogia.
A programação completa pode ser vista aqui.