Home Música & Espectáculos Espetáculos Junho no Teatro São Luiz tem música, recitais, teatro e muita...

Junho no Teatro São Luiz tem música, recitais, teatro e muita animação

teatro_sluiz2Junho, mês das festas em Lisboa, vai ser um mês em que o Teatro São Luiz se prepara para receber o Alkantara Festival, o Festival do Desassossego, Ler Dom Quixote, comemora os 40 anos de Luís Madureira, ensina bebés a voar, e traz ainda fado.

Logo no início do mês, o Festival Alkantara vai ao Jardim de Inverno do teatro levar espetáculos, como Perhaps all the Dragons… de Berlin, entre 3 e 5 de junho, baseado na premissa de Rilke “Talvez todos os dragões nas nossas vidas sejam princesas que apenas esperam para nos ver actuar, apenas uma vez, com beleza e coragem”. Legendado em Português, o preço é de 11 euros.

Entre 7 e 8 de junho, Tiago Rodrigues e Mundo Perfeito levam, também ao Jardim de Inverno, Bovary, baseado na obra de Flaubert, e em que “Tiago Rodrigues visita o território do confronto entre arte e lei, entre artistas e Estado”, escreve o São Luiz em comunicado. O preço de entrada está entre 12 e 15 euros.

Dia 7 de junho os pais e as crianças podem participar no workshop “Afinação do Ouvir “, no Jardim de Invenro, que visa proporcionar a “experiência coletiva de criação centrada na escuta”. No Jardim de Inverno, com Paulo Maria Rodrigues, o workshop tem o preço único de 3 euros.

Dia 9 de junho, Lex Icon promove, também no Jardim de Invenro o “Recital Comemorativo dos 40 anos de Carreira de Luís Madureira”, um recital para vozes e piano concebido a partir da série de poemas Lex Icon, de Salette Tavares (1922/1994). Com Luís Madureira ( tenor/recitante), Carmen Santos (recitante) e Jeff Cohen (piano), o  preço de entrada é de 10 euros.

Dia 10 de junho, inserido no Festival do Desassossego, terá lugar a aula-show “Vinícius e Tom: Palavra e Música”, com Zé Miguel Wisnik,  Arthut Nestrovski, Paula & Jacques Morelenbaum, no Jardim de Inverno. O programa inclui uma seleção de canções de Tom Jobim, Vinicius de Moraes e seus parceiros, “acompanhadas de leituras de alguns poemas e conversas sobre a vida dos autores e vários assuntos relativos à palavra cantada”. O preço é de 10 euros.

No dia 14 de junho, a companhia de música teatral Opus 7, quer ensinar os bebés a voar. Ou seja, num jardim “de flores sonívoras e de abelhas que valsam. Onde o vento murmura e a chuva canta. Onde as estrelas brilham quando cintilam as caixas de música. Onde os pássaros passam e param sem pressa. Dizem que é essa a melhor forma de aprender a voar”.

Destinado a pais e bebés dos 0 aos 36 meses, o workshop tem lugar no Jardim de Inverno e o preço é de 3 euros para os mais pequenos e sete euros para os mais velhos.

Inserido nas Festas de Lisboa, entre 19 e 21 de junho tem lugar o evento “Fados e Tudo”, na sala principal e no Jardim de Inverno, com preços de 12 euros, na sala Principal e 10 euros no Jardim de Inverno. Comissariado por Aldina Duarte, o programa inclui humor, poesia, cinema e fado. Na quinta-feira 19 de junho, juntam-se em “Humor Livre”, Carlos Vaz Marques e Ricardo Araújo Pereira, com actuação de Camané. No dia 20, terá lugar “O Fado Celeste”, com vídeo de Bruno de Almeida, documentário de Diogo Varela Silva e participação de Celeste Rodrigues, e Amália por Júlio Resende. No sábado, 21 de junho, o Lisboa String Trio, Ricardo Ribeiro e Fábia Rebordão vão actuar na Sala Principal, sob o tema “Seus amores, suas paixões”.

Nos dias 22 e 28 de junho tem lugar o Festival das Orquestras Municipais Geração, na Jardim de Inverno, com entrada livre, que congregam “os jovens músicos mais talentosos dos municípios da Amadora, de Loures, de Vila Franca de Xira e do Atlântico (Oeiras, Sintra e Sesimbra)”. Dia 22 apresentam-se a Orquestra Municipal Geração Bora Nessa de Loures, dirigida pelo maestro António Saiote e a Orquestra Municipal Geração Do Atlântico, com o maestro José Gomes. No dia 28 tocam a Orquestra Municipal Geração de Vialonga e a Orquestra Municipal Geração da Amadora.

No dia 9 e 23 decorre o evento Ler Dom Quixote e de 27 a 30 de junho, Os Negócios do Senhor Júlio César, romance inacabado de Bertold Brecht, sobe a palco, pelo Teatro Experimental do Porto, encenado por Gonçalo Amorim, na Sala Principal. A aprendizagem de um jovem biógrafo, através dos relatos de um banqueiro e das notas de um escravo, sobre “os aspectos menos gloriosos da ascensão de Júlio César, desmitificando o carismático ditador romano”. Com Ana Brandão, Carlos Marques, Catarina Lacerda, Daniel Pinto, Inês Pereira, João Miguel Mota, Nicolas Brites, Paulo Moura Lopes, Pedro Pernas e Samuel Coelho (músico), o preço do bilhete está entre 12 e 15 euros.

Por Catarina Delduque

SEM COMENTÁRIOS

Leave a ReplyCancel reply

Exit mobile version