Kino 2016 Arranca a 27 de Janeiro

kino2016O KINO 2016 (Mostra de Cinema de Expressão Alemã) arranca no próximo dia 27 de janeiro e vai decorrer até dia 4 de fevereiro, no Cinema São Jorge, Cinemateca e Goethe-Institut em Lisboa, seguindo depois para Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente, de 28 a 30 de janeiro e finalmente chega ao Porto, a 30 e 31 de janeiro, com sessões na Fundação Serralves e na Casa das Artes.

Para abrir a mostra foi escolhido o filme As Mentiras dos Vencedores de Christoph Hochhäusler e para o fecho Supermundo de Karl Markovics, entre 37 filmes que fazem parte do programa desta 13ª edição, que inclui 30 filmes alemães, três austríacos, três suíços e um luxemburguês.

O filme seleccionado para a abertura foi escolhido para estar presente no Festival de Cinema de Roma, em Itália e no Festival Internacional de Cinema Hof, na Alemanha, no mesmo ano.

Nesta edição vamos poder contar com a presença do ator e realizador Karl Markovics, em Lisboa e Coimbra, que vem apresentar o filme Supermundo,  com a presença de Rosa von Praunheim, realizador a quem a Mostra dedica uma retrospectiva na Cinemateca, Elfi Mikesch, realizadora do filme Fieber, exibido na secção Mostra Principal, e operadora de câmara de vários filmes de Rosa von Praunheim, e do realizador Oliver Sechting.

A KINO 2016 propõe este ano 12 longas metragens de ficção na secção Mostra Principal, sete documentários na secção KINOdoc, oito longas metragens na retrospectiva dedicada a Rosa von Praunheim (precursor do movimento homossexual na Alemanha), organizada em parceria com a Cinemateca e com Augusto M. Seabra; Curtas: sete curtas metragens em duas sessões de curtas e por fim três filmes para o público mais jovem na secção Mostra para Escolas, destinada ao público jovem da KINO.

Destaque ainda para a nova secção Novas Perspetivas, que traz um novo olhar abrangendo todas as secções do festival, pretende destacar as primeiras obras de jovens talentos da realização, e que apresenta, entre outros, filmes de ficção e documentários da secção Perspektive Deutsches Kino (Perspetiva Cinema Alemão) da Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Os bilhetes para as sessões poderão ser adquiridos nos locais de exibição.

Texto de Elsa Furtado

 

Artigo anteriorRichard Maxwell Apresenta Duas Peças na Culturgest em Janeiro
Próximo artigoPrémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural Atribuído a Eduardo Lourenço

Leave a Reply