A noite de festa arranca às 21h00 com um espetáculo que conta com a presença de amigos e colegas de profissão de Lauro António, entre os quais Maria do Céu Guerra, Lia Gama, João Perry ou Fernando Dacosta. No palco do Luísa Todi serão recordados momentos marcantes da vida do homenageado, também ele presente na iniciativa. A estas muitas histórias juntam-se as atuações musicais de Cátia Garcia, Pedro Galveias e Hugo Rendas e ainda a estreia da representação de Um Monólogo do Rei Vitorioso, obra escrita por Lauro António aos 19 anos e publicada em livro.
A homenagem termina com a exibição da longa-metragem Manhã Submersa, de 1980.
Para além de realizador, Lauro António distingue-se ao longo dos seus 50 anos de carreira também como encenador, crítico de cinema, ensaísta, professor e autor de programas de rádio e televisão. Para além do já referido Manhã Submersa, dirigiu filmes como O Vestido Cor de Fogo, Paisagem sem Barcos ou A Bela e a Rosa. Programador de salas de cinema, diretor de festivais, teve também o seu próprio programa na TVI, sendo ainda responsável por inúmeras masterclasses dedicadas à sétima arte.
Os bilhetes para a sessão de homenagem custam três euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Fórum Luísa Todi ou no respetivo site.
Texto de Alexandra Gil