É entre 6 e 15 de novembro que se realiza a 9ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival, evento que volta a trazer a Portugal alguns dos grandes nomes do cinema, entre eles Wim Wenders, Jonathan Denme, Benoît Jacquot ou Barbet Schroeder.
As honras de abertura cabem a dois filmes. São eles Anomalise, animação de Charlie Kaufman e Duke Johnson, vencedora do prémio do júri em Veneza; e Our brand is crisis, de David Gordon Green.
Na secção competitiva marcam presença alguns dos melhores filmes de 2015, entre os quais Montanha, de João Salavisa; 11 Minutes, de Jerzy Skolimowski; ou Lu Bien Ye Can, de Gan Bi.
O LEFFEST apresenta ainda, fora de competição, alguns dos mais esperados filmes da próxima temporada. Na lista de antestreias estão, entre outros, Every Thing Will Be Fine, de Wim Wenders; Knight of Cups, de Terrence Malick e Francofonia, de Aleksandr Sokurov.
Em 2015, o festival aposta na divulgação de primeiras obras numa nova secção de nome Promessas. Les Deux Amis, de Louis Garrel; Jogo de Damas, de Patrícia Sequeira e 600 Millas, de Gabriel Ripstein são as propostas.
Já a retrospetiva, intitulada Austin, Texas: O Novo Pólo Americano será dedicada a uma série de filmes de realizadores da comunidade de Austin, entre os quais David Gordon Green – que verá a obra exibida na totalidade – , Jeff Nichols, Richard Linklater, Robert Rodriguez, Geoff Marslett, Mike Judge e Andrew Bujalski.
O cartaz homenageará ainda grandes figuras da sétima arte, como Jonathan Demne, Luís Miguel Cintra, Hans-Jurgen Syberbrg, Barbet Schroeder e Jean Douchet. Wim Wenders junta-se à lista, estando em destaque com a exposição fotográfica Wim Wenders: Scouting in Portugal e com a ante-estreia do seu mais recente filme.
Outras exposições, concertos, debates, workshops e masterclasses estão programadas para estes dez dias de cinema.
Texto de Alexandra Gil