O dia 26 de fevereiro marca o arranque das festividades com animação de rua na baía do Funchal, mais concretamente na placa central da Avenida Arriaga, com música carnavalesca, espetáculos e arruadas.
Na manhã de sexta-feira, 28 de fevereiro, os mais pequenos terão direito ao seu carnaval, prevendo a Secretaria Regional de Turismo e Transportes que cerca de mil crianças, oriundas de escolas e creches, desfilam pelo centro da avenida com os seus disfarces.
Um dos pontos altos daquele que é um dos principais eventos do cartaz de animação da Madeira é o Cortejo Alegórico que conta com a participação de mais de mil de pessoas, entre residentes e turistas. Na noite de sábado, 29 de fevereiro, 10 blocos saem ao centro do Funchal, com uma dezena de carros alegóricos, muita música, coreografias e vistosos trajos.
Na terça-feira de Carnaval, é tempo para um evento livre para a criatividade. O Carnaval Trapalhão é um cortejo, em que de forma espontânea as pessoas mascaradas, “na sua maioria de forma burlesca”, se juntam ao desfile, “tipicamente madeirense”, com representações humorísticas da realidade regional, nacional e internacional, segundo uma informação da Secretaria Regional de Turismo e Transportes.
Texto de Catarina Delduque