Mário, Um Bailarino no Estado Novo está de regresso ao cinema São Jorge, em Lisboa.
O espetáculo é um monólogo com texto e encenação de Fernando Heitor, que, de forma ficcionada, conta a história da vida de Valentim de Barros, um bailarino homossexual que durante a Ditadura do Estado Novo foi perseguido e internado devido à sua orientação sexual.
MÁRIO” é um monólogo onde o ator conta a história dum rapaz da Cruz de Pau que nos anos 20 do século passado sonha ser bailarino.
Foge de casa dos pais em miúdo e chega a Lisboa, pouco tempo antes do 28 de Maio de 1926. Era, então, um menino que se sentia diferente, ostracizado pela família, mas bem consigo próprio.
É obrigado a crescer rapidamente. As desilusões, as adversidades e a violência que enfrenta não o desviam um milímetro do seu intuito de fazer parte do mundo da Dança. Consegue-o. Depois de muita humilhação e sobretudo muito trabalho, torna-se bailarino, reconhecido em Portugal e sobretudo em alguns países, como a França, a Argentina e o Brasil, onde vive ao longo de vários anos.
A sua feminilidade e o desejo crescente de se assumir como mulher, de se travestir, trazem-lhe constantes problemas com as autoridades policiais. É isso que o faz fugir de terra em terra.
Regressa a Portugal no Pós-Segunda Guerra Mundial e pouco tempo depois é preso por atentado à moral pública e aos bons costumes vigentes. É encarcerado num hospital psiquiátrico para “tratamento”, onde é obrigado a passar o resto da vida.
Estreado em agosto de 2019, quase sempre com sessões esgotadas, Mário, um Bailarino no Estado Novo é protagonizado por Flávio Gil e estará em cena de quarta-feira a sábado, às 19h00, de 22 de julho a 1 de agosto de 2020. Esta será a sua terceira e última temporada em Lisboa.
Os bilhetes estão à venda na bilheteira do cinema, e custam 10 euros.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.