O Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, dedica duas exposições dedicadas à História da BD Portuguesa, de Bordalo até ao séc. XXI.
Fora do Quadrado. Bordalo e as origens da BD em Portugal e BD Portuguesa. Um olhar sobre as coleções do Museu da Banda Desenhada de Beja são as mostras patentes ao público no museu lisboeta.
A exposição Fora do Quadrado. Bordalo e as origens da BD em Portugal, conta com curadoria de Sónia Brochado, e “pretende destacar Rafael Bordalo Pinheiro enquanto figura tutelar para o desenvolvimento da banda desenhada em Portugal. Através de um percurso que abrange toda a sua carreira artística, apresenta-se, nesta exposição, uma variedade de jogos e soluções gráficas, e múltiplas relações entre texto e imagem, que ainda hoje surpreendem pelo seu grau de experimentação e liberdade criativa”.
A exposição BD Portuguesa. Um olhar sobre as coleções do Museu da Banda Desenhada de Beja, é organizada em parceria com a Câmara Municipal de Beja, com curadoria de Paulo Monteiro, e traz até Lisboa uma pequena parte do acervo do futuro Museu da Banda Desenhada de Beja. Em exibição estão trabalhos de 14 autores de banda desenhada portugueses, representativos da riqueza e diversidade da nossa BD, desde inícios do século XX até à primeira década do século XXI: António Gomes de Almeida, Artur Correia, Augusto Trigo, Baptista Mendes, Carlos Botelho, Eduardo Teixeira Coelho, Fernando Bento, Fernando Relvas, Filipe Abranches, Jayme Cortês, Jorge Magalhães, José Ruy, Miguel Rocha e Vítor Péon.
As exposições vão poder ser visitadas até dia 18 de junho de 2023, de terça feira a domingo, das 10h00 às 18h00, os bilhetes normais custam 3 euros e podem ser adquiridos no local, as crianças até aos 12 anos não pagam.