Exposição De Obras De Ana Hatherly Da Fundação Serralves Para Ver Na Póvoa do Varzim

A exposição Ana Hatherly – Poeta chama Poeta, da Coleção de Serralves, com curadoria de Joana Valsassina, vai estar patente, no Cine-Teatro Garrett, até ao dia 19 de março de 2023, no âmbito da parceria entre o Município da Póvoa de Varzim e a Fundação de Serralves.

Artista, poeta, ensaísta, realizadora, investigadora e professora, Ana Hatherly dedicou-se a um conjunto amplo de disciplinas e formas de criação, destacando-se no contexto artístico a partir dos anos 1960, enquanto figura central da Poesia Experimental Portuguesa, da qual foi uma das principais teorizadoras. A ancoragem histórica deste movimento de vanguarda deve-se fundamentalmente à profunda investigação que Hatherly desenvolve em torno da poesia barroca portuguesa e o seu fascínio pela produção cultural deste período virá permear toda a sua obra artística, literária e académica. O seu universo de referências é, contudo, bem mais vasto: partindo do estudo da caligrafia oriental a artista encontra na escrita “uma forma de representação muda da fala, que é, na verdade, desenho”. A partir daqui, enquanto desenho e o desenho enquanto poesia serão a base da prática artística de Hatherly ao longo de mais de cinco décadas.

Esta iniciativa integra-se no Programa de Exposições Itinerantes da Colecção de Serralves, com o objetivo de tornar este acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. Este programa percorre o país, apresentando diferentes exposições e obras em mais de 30 municípios, cumprindo assim a missão da Fundação de Serralves de apoio efetivo à descentralização da oferta cultural.

A exposição pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorFleshgod Apocalypse Tocam No RCA A 25 De Janeiro
Próximo artigoInterpol Ao Vivo Em Lisboa A 16 De Fevereiro

Leave a Reply