A mostra No History in a Room Filled with People with Funny Names 5, de Korakrit Arunanondchai e Alex Gvojic, estará patente no Museu de Serralves, de 6 de novembro de 2020 a 4 de abril de 2021.
O artista tailandês Korakrit Arunanondchai expõe pela primeira vez em Portugal, “depois de ter atraído grande atenção internacional aquando da última edição da prestigiada Bienal de Veneza, em 2019”, cuja obra “explora e relaciona temas como religião e mitologia orientais, ambiente, ecologia, música, geopolítica e desenvolvimento tecnológico, contrapondo a espiritualidade asiática ao pragmatismo ocidental”.
No History in a Room Filled With People With Funny Names 5 (2019) é uma instalação feita em parceria com o artista Alex Gvojic (E.U.A., 1984), amigo com quem tem vindo a trabalhar há vários anos. Boychild, artista ligada à performance e à dança que colabora regularmente com Korakrit Arunanondchai, é também uma figura presente nesta obra. “A obra envolve o espectador num ambiente noturno e misterioso em que uma tripla projeção vídeo é conjugada com raios laser emitidos a partir de uma escultura que sugere uma figura humana jacente. A terra que cobre o chão e a presença de materiais naturais (conchas, ramos) lembram um ambiente pré – ou pós – histórico.”
A exposição congrega assim uma grande diversidade de imagens e de sons, criando uma atmosfera excessiva, envolvente e perturbadora. Os vídeos juntam filmagens originais — como as registadas por um drone da estação de rádio de Ramasum Camp, símbolo da história recente da Tailândia enquanto aliada dos EUA durante a guerra do Vietname e agora transformada em destino turístico — e outras pré-existentes, como a transmissão televisiva do episódio mediático do resgate de 12 rapazes e do seu treinador de futebol que ficaram presos numa gruta na Tailândia em 2018.
A exposição contou com o generoso apoio de Bill Block e tem como mecenas exclusivo a Fundação EDP.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 20h00.