Inserido no programa cultural 365 Algarve, Tavira celebra, até ao final do mês de novembro, a vida e obra de uma das figuras mais emblemáticas da cidade, Álvaro de Campos, heterónimo que Fernando Pessoa fez nascer em Tavira, a 15 de outubro de 1890. Uma programação que engloba declamações poéticas, momentos musicais, exposições, jantares e muitas outras iniciativas.
O programa inclui várias exposições, como Sonhos Incompletos, de Kinga Subicka, no restaurante Gilão; a Exposição de Isabel Macieira & Matthijs Warner, na Casa Álvaro de Campos; a Exposição Fotográfica na Associação de Fotógrafos; a Exposição de Pintura de Fonseca Martins, na Tavira D’Artes; e a Exposição Documental, no Clube de Tavira.
Nos dias 21 e 28 de outubro, o Restaurante Álvaro de Campos acolhe As Noites de Vinhos e Poesia, com declamação de poemas em português e inglês
Tempo ainda para o Concerto de Jazz de Tammy Weis, no Clube de Tavira, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, com composições para poemas, em inglês; a Performance de Música e Poesia no Mercado da Ribeira, nos dias 27 e 28 de outubro.
Do longe se faz perto e, no intuito de levar a obra de Álvaro de Campos a mais pessoas, o Arquivo Municipal de Tavira disponibiliza uma Exposição Virtual no seu site; o Jornal Postal do Algarve promove sessões de Poesia Online e haverá Poesia e Música na página do Facebook do Espaço Cultural Leão da Serra Basília.
No dia 27 de outubro, a Casa Álvaro de Campos acolhe à palestra A Voz da Sereia – Café Filosófico com Maria João Neves.
A Festa dos Anos de Álvaro de Campos integra a programação do 365 Algarve e recebe o apoio do Município de Tavira, e o apoio de divulgação da Casa Fernando Pessoa em Lisboa.