Durante a exposição, o VERA World Fine Art Festival apresenta um extenso programa de palestras, conferências, masterclasses, mesas redondas, fóruns e seminários sobre os movimentos e tendências da arte contemporânea, presididos pelos conceituados artistas expostos e reconhecidos curadores.
O C&H falou com o Presidente da Comissão Organizadora, Andrey Kiselev (AK) – Presidente da WWB Foundation – World Without Borders Foudation, entidade organizadora deste festival para saber um pouco mais sobre este evento.
C&H – O que é o VERA World Fine Art Festival?
AK – O VERA World Fine Art Festival é um Festival Internacional de Artes plásticas que promove a mercantilização e internacionalização de arte e difunde a comunicação cultural. O principal objectivo do VERA World Fine Art Festival é a exposição e comemoração de artistas consagrados bem como o acolhimento e promoção de novos talentos em várias áreas como é exemplo a escultura, desenho, fotografia, arte aplicada, instalação, arquitectura e museologia.
O VERA World Fine Art Festival fomenta o mercado de arte e a ascensão de talentos de arte de nova geração, promove a mercantilização e internacionalização da arte e ampliar a comunicação e intercambio tanto cultural como artístico entre os países participantes (Portugal, Espanha, França, Rússia, Alemanha, Ucrânia, Azerbeijão, Turquia, Irão, Brasil entre outros).
C&H – Depois de sete edições na Rússia, porque é que agora chega a Portugal?
AK – O World Fine Art Festival realizou-se na Rússia nos últimos 7 anos, tendo recebido mais de 2.000.000 visitantes e atraindo mais de 200 galerias e artistas. O enorme sucesso do evento despertou o desejo da sua internacionalização e a abertura da fundação World Without Borders, promotora do evento, em Portugal, permitiu a sua concretização, trazendo para Lisboa a VIII edição do VERA World Fine Art Festival.
A realização do VERA World Fine Art Festival pretende também procurar talentos emergentes e expandir a Arte em Portugal.
C&H – A ideia é manter esta ligação Moscovo-Lisboa, ou em futuras edições o VERA partirá para outras cidades europeias?
AK – O VERA World Fine Art Festival pretende posicionar-se a nível global partindo de um princípio de dez destinos diferentes no prazo de cinco anos.
C&H – Em que é que esta exposição difere de outros festivais de arte ou exposições internacionais?
AK – O VERA World Fine Art Festival é o festival de arte mais completo e diversificado que fomenta o mercado de arte e a ascensão de talentos da nova geração, promove a mercantilização e internacionalização da arte e promove o intercâmbio cultural e artístico entre todos os países participantes.
O evento irá trazer extenso programa de palestras, conferências, masterclasses, mesas redondas, fóruns e seminários sobre os movimentos e tendências da arte contemporânea, presididos pelos conceituados artistas expostos e reconhecidos curadores.
Promove também o espaço Art Talks que durante a Exposição apresenta um extenso programa de palestras, conferências, masterclasses, mesas redondas, fóruns e seminários sobre os movimentos e tendências da arte contemporânea, presididos pelos conceituados artistas expostos e reconhecidos curadores.
No final, tem ainda a entrega de prémios internacional em diferentes vertentes no Salão Preto e Prata, Casino Estoril
C&H – Quais os artistas portugueses já confirmados?
AK – Estando ainda a decorrer o período de selecção de artistas participantes esta informação não se encontra ainda disponível.
C&H – O objectivo é promover os trabalhos dos artistas nacionais?
AK – O principal objectivo do VERA World Fine Art Festival é a exposição e comemoração de artistas consagrados bem como o acolhimento e promoção de novos talentos, apoiando a ascensão de talentos da nova geração, tanto nacionais como internacionais.