Home Música & Espectáculos Música Clássica & Erudita Orquestra Metropolitana De Lisboa Atua Na Festa Do Centenário Do Tivoli

Orquestra Metropolitana De Lisboa Atua Na Festa Do Centenário Do Tivoli

A Orquestra Metropolitana de Lisboa junta-se à agenda comemorativa do centenário do Teatro Tivoli BBVA com três concertos de música clássica: Mozart Concertante, A Escocesa e No Centenário de Joly Braga Santos.

A 22 de janeiro o Teatro Tivoli, a Orquestra Metropolitana de Lisboa vai apresentar pela primeira vez Mozart Concertante, uma sinfonia Wolfgang Amadeus Mozart que conta com Ana Bela Chaves na viola e Ana Pereira no violino e na direção musical.

No dia 19 de fevereiro o maestro Adrian Leaper convida o público a vaguear por cenários idílicos e contemplações bucólicas de A Escocesa. Os músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa reúnem as assinaturas de três compositores que viajaram no tempo e no espaço: a Sinfonia N.º 3 de Mendelssohn (1842), que encontrou inspiração nas ruínas do Palácio de Holyrood, em Edimburgo ; Noturno para Orquestra de António Fragoso (1918), que pintou com as teclas de um piano as noites encantadoras de Lisboa; e Concerto para Corne Inglês e Orquestra de P?teris Vasks (2018), que transporta o público para a sua infância numa região rural da Letónia, escolhendo um dos instrumentos mais pastorais para essa jornada. Carla Pereira toca o corne inglês com maestria, dando vida à nostalgia e à serenidade das memórias de Vasks.

O terceiro concerto do semestre fica à responsabilidade do maestro titular e diretor artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa, Pedro Neves, que traz para o Tivoli o encanto da música de Joly Braga Santos no mês em que se celebram 100 anos sobre a data do nascimento do compositor português. Esta homenagem tem início com um concerto para cordas, datado de 1951, prossegue nos anos sessenta, com a música de um bailado estreado no Teatro Politeama em 1968 e uma transcrição de Vathek, o célebre poema sinfónico do seu mestre Luís de Freitas Branco. Termina com Staccato Brilhante, de 1988, um impressionante manifesto de jovialidade em final de vida de Joly Braga Santos.

Os bilhetes para os concertos clássicos já estão disponíveis online e no local.

SEM COMENTÁRIOS

Leave a ReplyCancel reply

Exit mobile version