A programação deste ciclo relaciona-se com as épocas áureas do Palácio Nacional de Sintra – Idade Média e Renascimento, recriando o imaginário sonoro que o terá habitado durante o período em que este era um espaço de eleição da Família Real Portuguesa. Foram escolhidas três linhas temáticas como fio condutor e inspirador da programação.
Os concertos terão lugar todas as sextas-feiras e sábados do mês de junho, no Pátio Central, Sala dos Cisnes e Sala dos Brasões. Às sextas-feiras haverá um concerto comentado pela 14h30, uma conferência às 20h00 e um concerto noturno às 21h30; aos sábados terá lugar um concerto aperitivo às 12h00 e um concerto noturno às 21h30.
Os concertos noturnos têm um custo de 10 euros, as conferências são de entrada livre, e os concertos aperitivo e comentados implicam a aquisição de bilhete para o Palácio Nacional de Sintra (que pode ser visitado antes ou depois do espetáculo).
Esta é uma iniciativa da Parques de Sintra e do Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (DS-CEMSP), que promovem esta acção com o intuito de dinamizar os palácios sob sua gestão, procurando em simultâneo preencher uma lacuna ao nível da música medieval e renascentista.
Texto de Teresa Leal