A lendas do metal britânico Paradise Lost vêm a Portugal celebrar o 30º aniversário do álbum Icon com uma data única a 16 de dezembro, na Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa.
Estes espetáculos são anunciados na sequência da revelação recente de que a banda liderada por Nick Homes e Gregor Mackintosh decidiu regravar o clássico de 1993 para uma edição especial.
Originalmente gravado entre Junho e Julho de 1993, nos Jacob Studios e nos Townhouse Studios, no Reino Unido, o quarto longa-duração dos Paradise Lost foi produzido por Simon Efemey e editado pela Music For Nations a 28 de Setembro desse ano.
Com o grupo a ensaiar um afastamento do som explorado nos primeiros discos, neste que foi o último registo com Matt Archer na bateria, Nick Holmes abandonou o seu característico grunhido para adotar um estilo mais limpo e a dupla Mackintosh/Aedy aprimorou ainda mais o estilo único que sempre a caracterizou, uma excelente interação entre os riffs esmagadores de Aedy e as melodias tristes de Mackintosh.
Ao lado dos Anathema e My Dying Bride, os Paradise Lost ajudaram a estabelecer as estruturas para o doom/death britânico na viragem dos anos 80 para os 90 e, com Gothic, tema-título do segundo disco da banda de Halifax, acabaram por servir de inspiração à tendência do metal gótico cantado no feminino, dando origem a todo um subgénero que, mais de três décadas depois, continua a encantar plateias pelo mundo fora.
Ao quarto álbum, o clássico Icon, começaram a crescer e, apoiados em Draconian Times, editado dois anos depois, atingiram um patamar de sucesso.
Nunca parando enveredaram por paisagens mais eletrónicas, sendo o disco seguinte One Second, o pretexto que os levou ao Coliseu dos Recreios na altura.
Com 16 discos lançados, em 2020 Obsidian foi considerado por alguma crítica um dos melhores do ano e um verdadeiro regresso ás raízes da banda.
Pelo meio Gregor Mackintosh ainda criou os Vallenfyre e tem o seu projeto paralelo Strigoi. Nick Holmes participa nos BloodBath.
A criatividade parece infinita nesta banda.
Seventh Storm
Os Seventh Storm asseguram a primeira parte do espetáculo de regresso dos Paradise Lost a Portugal.
2022 ficou marcado pela edição de Maledictus, que fez entrada direta para o nº2 da tabela de vendas nacional.
O quinteto é formado por Mike Gaspar na bateria, Rez na voz, Ben Stockwell e Josh Riot nas guitarras e Butch Cid no baixo. Tem passado os últimos meses a percorrer o país de lés a lés.
Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais e custam 28 euros.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.