Paradise Lost – Icon Revisitado Em Lisboa

A lendas do metal britânico Paradise Lost vêm a Portugal celebrar o 30º aniversário do álbum Icon com uma data única a 16 de dezembro, na Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa.
Estes espetáculos são anunciados na sequência da revelação recente de que a banda liderada por Nick Homes e Gregor Mackintosh decidiu regravar o clássico de 1993 para uma edição especial.
Originalmente gravado entre Junho e Julho de 1993, nos Jacob Studios e nos Townhouse Studios, no Reino Unido, o quarto longa-duração dos Paradise Lost foi produzido por Simon Efemey e editado pela Music For Nations a 28 de Setembro desse ano.
Com o grupo a ensaiar um afastamento do som explorado nos primeiros discos, neste que foi o último registo com Matt Archer na bateria, Nick Holmes abandonou o seu característico grunhido para adotar um estilo mais limpo e a dupla Mackintosh/Aedy aprimorou ainda mais o estilo único que sempre a caracterizou, uma excelente interação entre os riffs esmagadores de Aedy e as melodias tristes de Mackintosh.
Ao lado dos Anathema e My Dying Bride, os Paradise Lost ajudaram a estabelecer as estruturas para o doom/death britânico na viragem dos anos 80 para os 90 e, com Gothic, tema-título do segundo disco da banda de Halifax, acabaram por servir de inspiração à tendência do metal gótico cantado no feminino, dando origem a todo um subgénero que, mais de três décadas depois, continua a encantar plateias pelo mundo fora.
Ao quarto álbum, o clássico Icon, começaram a crescer e, apoiados em Draconian Times, editado dois anos depois, atingiram um patamar de sucesso.
Nunca parando enveredaram por paisagens mais eletrónicas, sendo o disco seguinte One Second, o pretexto que os levou ao Coliseu dos Recreios na altura.
Com 16 discos lançados, em 2020 Obsidian foi considerado por alguma crítica um dos melhores do ano e um verdadeiro regresso ás raízes da banda.
Pelo meio Gregor Mackintosh ainda criou os Vallenfyre e tem o seu projeto paralelo Strigoi. Nick Holmes participa nos BloodBath.
A criatividade parece infinita nesta banda.

Seventh Storm

Os Seventh Storm asseguram a primeira parte do espetáculo de regresso dos Paradise Lost a Portugal.
2022 ficou marcado pela edição de Maledictus, que fez entrada direta para o nº2 da tabela de vendas nacional.
O quinteto é formado por Mike Gaspar na bateria, Rez na voz, Ben Stockwell e Josh Riot nas guitarras e Butch Cid no baixo. Tem passado os últimos meses a percorrer o país de lés a lés.
Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais e custam 28 euros.
Autor:Por Tiago Silva
Artigo anteriorEstoril Sol Entregou Prémios Referentes A 2022
Próximo artigoDua Lipa É O Primeiro Nome Do Cartaz Do Alive Para 2024

Leave a Reply