O Festival Paredes de Coura está de regresso à Praia Fluvial do Taboão, entre os dias 13 e 16 de agosto de 2025, e já anunciou os primeiros nomes.
A mais recente confirmação é Zaho de Sagazan, que em 2024 se destacou ao ganhar quatro Prémios da Música Francesa – Álbum do Ano, Melhor Canção Original, Melhor Revelação Feminina, e Melhor Revelação ao Vivo.
Também confirmados estão os Bar Italia, banda originária de Londres, que se destaca pela sua autenticidade e inovação sonora. Indie pop narcótico e lo-fi, muito bedroom sounding é visto através de uma perspectiva slacker de olhos ensanguentados. Uma sequência de músicas curtas onde batidas lisérgicas empoeiradas ancoram melodias de guitarra herdadas da escola indie britânica e vocais desencantados com um traço natural para invocar ganchos memoráveis da névoa.
Já confirmados estão também os Franz Ferdinand, banda de indie-rock, natural de Glasgow, conhecida já pelos sucessos “Take Me Out” e “No You Girls”, que vêm apresentar o mais recente disco The Human Fear, a ser lançado agora em janeiro de 2025.
Já do outro lado do oceano, chega Sharon Van Etten, acompanhada por The Attachment Theory. A artista natural de Nova Jersey, está também nos ajustes finais do seu mais recente projecto Sharon Van Etten & The Attachment Theory, previsto para fevereiro de 2025.
Com um Grammy Latino para “Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Língua Portuguesa” de 2020, chega Ana Frango Elétrico. Já MJ Lenderman & The Wind e Jersey prometem actuações para uma reinvenção do indie-rock e o ska punk.
Também anunciadas estão as Lambrini Girls, colectivo oriundo de Brighton, que vêm carregadas de uma imensa vontade de fazer deste género musical um espaço seguro para todos, fazem frente a preconceitos de género, privilégios patriarcais e a uma cultura de abuso que ainda se faz sentir nos corredores da música, e vêm apresentar o projecto Who Let The Dogs Out, com lançamento previsto para janeiro de 2025.
Outra banda já confirmada são os Fat Dog, quinteto natural do sul de Londres, que construiu a sua reputação através do word of mouth. Nas suas actuações os mosh pits são bastante comuns e o baterista, Johnny “Doghead” Hutchinson, toca com uma máscara de latex. A sua música é descrita como dance, punk, klezmer e basicamente tudo o resto de que se possam lembrar, de facto, é um bocado difícil de nos situarmos quando falamos de Fat Dog, desde elementos de Nine Inch Nails até Depeche Mode, tudo isto cruzado com música de dança europeia.
Os Black Country, New Road, grupo pós-punk, natural de Cambridgeshire (Reino Unido), que junta géneros díspares como o jazz, o math rock e o klezmer para compor melodias extensas que alternam entre momentos calmos e picos de intensidade, que se estrearam em 2021 com o álbum For The First Time, nomeado para um Prémio Mercury e, em 2022, lançaram Ants From Up There. Começaram a trabalhar no que viria a ser o seu terceiro álbum, Live at Bush Hall (2023), gravado ao vivo em três noites, das quais surgiu o mais atípico documentário de concerto.
Nilüfer Yanya é outra das confirmações. A cantora e compositora londrina lançou o seu terceiro álbum, My Method Actor, em setembro de 2024, um trabalho flexível e expansivo que perscruta as fendas da vida, explorando-as com cordas reconfortantes, batidas agitadas, melodias com alma e harmonias melancólicas. My Method Actor segue os álbuns anteriores de Nilüfer, PAINLESS e Miss Universe.
Até ao momento estão já confirmadas as presenças de Zaho de Sagazan, Franz Ferdinand, Sharon Van Etten & The Attachment Theory, Black Country, New Road, MJ Lenderman & The Wind, bar italia, Jersey, Nilüfer Yanya, Ana Frango Elétrico, Fat Dog, Warmduscher e Lambrini Girls.
Os passes gerais para o Vodafone Paredes de Coura já se encontram disponíveis online e nos locais habituais, pelo valor de 130 euros.