As nomeações para os prémios da música nacional foram anunciadas esta semana, numa conferência de imprensa realizada no Coliseu dos Recreios. Com um total de 50 nomeados, a 6ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa promete “uma celebração da diversidade e talento musical do país”.
Entre as revelações mais aguardadas, destaca-se a liderança de Pedro Mafama e Slow J, ambos com três nomeação cada. Seguem-se de perto Bárbara Bandeira, Carminho, Expresso Transatlântico, Ivandro e T-Rex, cada um com duas propostas de prémios.
As nomeações abrangem 12 categorias distintas, desde a Vodafone Canção do Ano até ao Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita, refletindo a riqueza e variedade do panorâma musical português. Este ano, destaca-se a inclusão do Prémio Música Ligeira e Popular, pela primeira vez em competição, ampliando ainda mais o reconhecimento a diferentes géneros e estilos.
Além das categorias já anunciadas, a gala de maio revelará mais dois prémios: o Prémio Carreira, atribuído pelos promotores Audiogest e GDA, e o Prémio da Crítica, definido por um painel de jornalistas especializados na área da música.
A cerimónia de entrega de prémios está marcada para o dia 16 de maio, no Coliseu dos Recreios, será apresentada por Inês Lopes Gonçalves e Filomena Cautela, e será transmitida em direto pela RTP.