Porto vira sede do cinema fantástico

Os amantes de cinema não podem deixar de visitar o Porto entre Fevereiro e Março deste ano. É nesta época que o imaginário, o fantástico e aficção científica tomam conta da Cidade Invicta durante o Fantasporto (Festival Internacional de Cinema do Porto), considerado um dos melhores do mundo desta temática. O evento começa no dia 21 de Fevereiro e segue até 6 de Março no teatro Rivoli.

A antestreia nacional de 127 Horas, o novo filme do oscarizado britânico Danny Boyle, marca o arranque do primeiro módulo da 31ª edição do Fantasporto. A abertura oficial está agendada para 25 de Fevereiro, com a exibição de The Resident, que conta com a interpretação de Hillary Swank. O Fantas 2011 termina com Season of the Witch, de Dominic Sena, que conta com um elenco de luxo, incluindo nomes como Nicolas Cage, Christopher Lee e Ron Perlman.

Consagrado internacionalmente pela revista Variety como um dos 20 mais importantes festivais do mundo, e no top dos de temática fantástica, o Fanstasporto tornou-se um dos mais significativos acontecimentos culturais e cinematográficos de Portugal. Desde o seu início, conforme site oficial do evento, o Fantasporto teve a pretensão de tornar-se um fórum cultural e pólo dinamizador de todas as artes, com incidência especial na divulgação do bom e variado cinema de todas as partes do mundo e de todas as tendências do fantástico e do imaginário.

Depois da arquitectura e da robótica, o programa especial vira-se para as artes plásticas e leva o Fantas a estrear-se na produção. Numa co-produção com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e a Universidade Católica,  o festival está realizar, com a ajuda dos alunos, 18 curtas e médias–metragens sobre artistas plásticos como Júlio Resende e Paulo Neves, a exibir no Festival.

Ainda no âmbito cultural e artístico, vai ser apresentado um conjunto de iniciativas como é o caso de exposições de artes plásticas, espetáculos de teatro e de marionetes, colóquios, edição de livros monográficos ou temáticos, concurso de cartazes e cinema não-profissional. Este ano haverá três mostras competitivas – Cinema Fantástico (curtas e longas-metragens), Semana dos Realizadores e Oriente Express – e uma mostra oficial não-cometitiva “Première & Panorama” que promete ser um espelho da mais recente produção mundial. Está prevista também uma competição e dois novos prémios dedicados ao cinema português (Grande Prémio do Cinema Português’10 e Prémio Jovem Realizador Português), além de homenagens e uma extensa programação cultural.

O Fantasporto assinala ainda os 150 anos do nascimento de George Méliès e homenageia Jean Renoir (falecido cineasta, escritor, argumentista, encenador e actor francês), bem como o trabalho do produtor Paulo Trancoso, que co-produziu A Casa dos Espíritos e A Rainha Margot.

No total serão exibidas mais de 300 curtas e longas-metragens ao longo de duas semanas.

Texto de Cristina Alves

Artigo anteriorConvento do Espinheiro adoça boca de clientes com tradições antigas
Próximo artigoAr de Rock em concerto solidário no Campo Pequeno

Leave a Reply