Há determinados espaços que são autênticas zonas de conforto. Porque sentimos afinidade com o ambiente, a receção é calorosa e as nossas memórias mais antigas passam por lá. A Cervejaria Portugália, na Avenida Almirante Reis, é um desses casos.
Abriu portas há 90 anos, num espaço anexo à Fábrica de Cerveja, à época um dos locais mais simpáticos e bem frequentados da cidade de Lisboa. Sofreu uma renovação subtil este ano, melhorando, mas mantendo todas as referências. Continua a ser ideal para encontros de família ou amigos.
O Bife da Portugália, é um dos pratos que mais depressa nos vem à memória quando queremos simultaneamente uma refeição que nos satisfaça, segura, sem grandes surpresas. E saímos de lá satisfeitos, pois o patamar das nossas expectativas é alcançado: carne tenra e suculenta, molho suficiente para nos afogar as intenções de dieta, mas também para amparar as batatas estaladiças que acompanham o prato.
Na opção de peixe, o Bacalhau à Brás é uma boa opção. Consistência e sabor ideal, para quem aprecia este prato tão habitual em todas as casas portuguesas.
A zona de entrada, com o seu balcão e mesas de pé alto, continua a ser ponto de encontro para muita gente, que aqui vem beber uma cerveja bem fresquinha e picar um petisco.
A Portugália celebra este ano 90 anos e a esse propósito, lançou na página do facebook o passatempo “90 Anos, 90 Bifes”. Irá oferecer aos seus seguidores, até setembro, vales de Bife da Vazia com ovo e acompanhamento.
A marca está também presente nos festivais de verão, garantindo a tradição de uma boa refeição a quem se entrega à peregrinação musical, de palco em palco.
Reportagem de António Silva e Tânia Fernandes