I Will be Your Mirror – Poems andProblems é a designação do pojecto do artista João Louro, comissariado por Maria de Corral, que representará Portugal na 56ª exposição Internacional de Arte La Biennale di Venezia.
A edição da Bienal deste ano, que decorre entre 9 de maio e 22 de novembro, tem como diretor artístico o curador e crítico de arte, jornalista e escritor Okwui Enwezor.
O evento decorre sobre o título Allthe World’s Futures | Todos os Futuros do Mundo, para o qual Enwezor lança algumas orientações: questionar as formas de agarrar, examinar e tornar compreensível a inquietude do nosso tempo e considerar os novos estímulos, os novos temas, os novos futuros que as mudanças dos últimos dois séculos têm vindo a propor aos artistas.
O projeto de João Louro irá ocupar as salas da biblioteca do primeiro piso do Palazzo Loredan, no centro de Veneza, junto ao Campo Santo Stefano e ao rio S. Vidal. Como resposta ao desafio de Enwezor, o artista português escolheu o título de uma canção dos Velvet Underground: “I’ll Be Your Mirror”. De acordo com a organização da representação portuguesa, “Com novos Blind Images, Dead End’s e Covers e novos protagonistas do universo literário – Benjamin, Beckett, Blanchot, Rimbaud, … – o artista faz um percurso ao longo da sua carreira, das suas convicções artísticas e culturais, das suas preocupações e decisões estéticas e sociológicas.
Reitera as interrogações sobre o significado e a eficácia simbólica da imagem e da linguagem, utilizando a invisibilidade ou a rasura como estratégias para nos lembrar que o acesso nos está negado e que o espetador é sempre parte da obra: a obra assume-se espelho, devolvendo ao espetador o papel principal”.
A exposição I Will Be Your Mirror – Poems and Problems tem o patrocínio da Fundação EDP e o apoio da Fundação Millennium bcp e da Prado – Cartolinas da Lousã.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.