MNE apresenta exposição 10 anos depois: objetos de outros lugares – Doação de Francisco Capelo

poster (2)10 anos depois: objetos de outros lugares. Doação de Francisco Capelo é o nome da exposição que está patente ao publico desde hoje no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa.

A mostra reúne 60 objectos da nova colecção de Francisco Capelo doada ao MNE, provenientes da Nigéria, Mali, Tailândia, Cambodja, Vietnam, entre outros países africanos e asiáticos.

Sobre esta nova colecção explicam os responsáveis do museu que: Não conhecemos, para cada um deles, a situação concreta do seu uso, a parcela de vida social percebida nos locais onde foram produzidos e onde são protagonistas e operadores de relações. Não resultaram, pois, de um contexto de investigação, surpreendidos e documentados na sua eficácia prática e simbólica. Esta deslocou-se para o plano da paixão que move o colecionador e os destaca pela sua beleza e excelência técnica e formal, singularidade, valor icónico.

Mas, é também pela sua diversidade e pelas culturas que permitem representar, que eles logo suscitam diálogos com outros existentes no museu, seja enquanto novas ilustrações para questões já antes formuladas, seja pelo que, de novo, passa a poder ser conhecido e mostrado, ou pelo modo como as coleções do museu vão sendo pensadas e o próprio museu como casa de acolhimento de objetos.

São caixas, esculturas, máscaras, panos, e muito mais que vai ser possível visitar das 10h00 às 18h00, de quarta-feira a domingo e à terça-feira das 14h00 às 18h00. O bilhete de entrada no museu custa 3 euros e pode ser adquirido no local.

Por Elsa Furtado
Artigo anteriorTeatro da Trindade recebe a Palmilha Dentada até final do mês
Próximo artigoXana Toc Toc está de volta com o novo CD e DVD Xana Toc Toc no seu Trolipop

Leave a Reply