Nesta acção em que estiveram presentes o Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e do Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, José Morgado, foram apresentadas os principais eixos de actuação do novo plano estratégico de comunicação bem como a diversidade de oferta de produtos turísticos, em áreas distintas como o Turismo de Natureza (de que as atividades no Rio Paiva são o expoente máximo); Turismo Cultural (com destaque para o Museu Grão Vasco e Sé de Viseu); Património, Gastronomia e Vinhos (de que se destaca a Rota dos Vinhos e as Feiras e Provas de Queijos); Termalismo; Instalações e Centros para a prática desportiva, entre muitos outros produtos.
Quem esteve presente no restaurante Zambeze teve oportunidade de experimentar algumas iguarias gastronómicas de Viseu Dão e Lafões, com a assinatura do Chefe Paulo Cardoso (Casa da Ínsua, Penalva do Castelo), tendo sido possível degustar pratos preparados com ingredientes típicos da região como Tártaro de Truta do Rio Paiva, Sorbet de Maça Bravo Esmolfe de Penalva do Castelo, Cabrito com Arroz no Forno e Tarte de Requeijão com Doce de Abóbora.
De acordo com José Morgado Ribeiro, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões “Queremos dar-nos a conhecer e trazer recursos económicos para o território, de forma concertada”.
Já Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, salientou a relevância dos operadores turísticos enquanto parceiros para cativarem turismo para a região de Viseu Dão Lafões, “abordando de forma diferente a região e os produtos do Centro e excelente qualidade que podem ser tornados em negócio”.
No final, o convite ficou feito: “Conhecer a Região Centro e as suas riquezas”.
Por Teresa Leal (Texto) e Elsa Furtado (Fotos)