A cidade de Lisboa volta a receber até dia 9 de Abril a 5ª edição da Lisboa Restaurant Week, uma iniciativa solidária recheada de novidades. Aqui, as delícias gastronómicas terão o selo de qualidade alimentar “Sabor do Ano”, pois os Chefs responsáveis pelos restaurantes participantes irão utilizar nas suas propostas alguns dos melhores produtos, reconhecidos pela excelência do sabor.
Com o apoio Pedras Salgadas, esta quinta edição de Lisboa irá contar com a participação de alguns dos mais reputados locais gastronómicos da cidade: Aviz, Eleven, Mezzaluna, Terreiro do Paço, Quinta dos Frades by Chakall, Panorama, Clara Jardim, L´Appart, Il Gattopardo, Ad Lib, Sommer, Gemelli, Faz Figura ou Arola – que se estreia neste certame –, entre 52 opções.
O objectivo do evento é proporcionar uma refeição a um preço mais acessível, na ordem dos 20 euros (que inclui entrada, prato principal e sobremesa), num restaurante habitualmente caro.
Mas a iniciativa tem, igualmente, uma vertente social, sendo que um euro do total do preço da refeição reverte a favor da Associação Mulheres de Vermelho, pelo seu esforço na prevenção das doenças do coração nas mulheres, e à Caritas, esta última instituição seleccionada pela Unilever FoodSolutions que passa a ser a primeira empresa a integrar o recentemente criado Conselho Solidário – organismo que passa a integrar empresas do sector alimentar que em cada edição serão responsáveis pela selecção de uma das instituições beneficiárias do Restaurant Week.
Segundo José Borralho, da organização do evento, “desde a primeira edição que já foram doados mais de 50 mil euros a instituições”. A SIC Esperança foi a primeira organização a receber donativos da Lisboa Restaurant Week, com os quais desenvolveram um projeto de apoio a sem-abrigo e fizeram uma horta.
Na última edição foram servidas quase 16 mil refeições pelos 48 restaurantes que aderiram à iniciativa. Este ano a organização espera que “pelo menos se faça o mesmo número do ano passado (que foi o melhor)”.
Nas últimas quatro edições foram angariados mais de 50 mil euros para instituições e as receitas geradas na restauração ultrapassam 1,6 milhões de euros, segundo a organização do evento.
Nesta 5.ª edição do Lisboa Restaurant Week vai ser possível reservar alguns dos restaurantes pela internet, através do portal My Table.
Esta edição é ainda marcada pelo apoio de Pedras Levíssimas, para além disso, os restaurantes poderão contar com produtos reconhecidos “Sabor do Ano” para confecção dos seus menus, entre os quais se encontram: Arroz Bom Sucesso, Legumes Vitacress, Bacalhau Constantinos, Café Torrié e Água Tónica Schweppes.
O conceito Restaurant Week surgiu há 16 anos em Nova Iorque e já obteve a adesão de mais de 10 mil estabelecimentos, tendo-se estendido a várias cidades, como Londres, Amesterdão ou São Paulo.
Para conhecer o elenco de restaurantes desta edição consulte o site www.lisboa-restaurantweek.com.
Texto de Cristina Alves