O desafio da Rota do Petisco é fazer os portugueses saírem do seu quotidiano e aproveitarem os simples prazeres da vida portuguesa. Numa tasca, esplanada, bar ou restaurante, acompanhado com os amigos ou familiares, a Rota do Petisco oferece inúmeras opções gastronómicas, em que pelo valor de 3 euros é possível degustar uma Cerveja Sagres e petiscar um prato tipicamente algarvio.
Todos os participantes na Rota são convidados a percorrer os diversos estabelecimentos aderentes, com um passaporte onde estão identificadas todas as paragens e a respetiva ementa especialmente preparada para a Rota do Petisco.
A cada paragem, um carimbo é colocado no passaporte. Para quem chegar aos 12 carimbos, há um convite duplo para o Museu Municipal de Portimão e a cada 24 carimbos existe a possibilidade de ganhar muitos outros prémios.
A compra do Passaporte da Rota do Petisco tem o custo de 1 euro, valor que reverte integralmente para o apoio a sete projetos sociais promovidos por instituições locais.
Este é um projeto de cariz cultural e recreativo dinamizado pela Associação Teia D’Impulsos, com o patrocínio da Cerveja Sagres, e que une diversos estabelecimentos de restauração, um pouco por todo o Algarve, mantendo Portimão, tal como nas edições anteriores, como a Capital do Petisco.
Texto de Marta Plácido