A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa comemora os 526 anos, e para celebrar esta data, programou uma semana de atividades, gratuitas.
Da programação desta semana, de 1 a 6 de julho, fazem parte concertos, visitas guiadas a espaços da instituição e a realização da Extração da Lotaria Especial de Aniversário. Mas há muitas outras atividades que integram o programa das comemorações.
A instituição, que nasceu em 1498 pela mão da Rainha D. Leonor, vai abrir as suas portas à comunidade, com o objetivo de se aproximar das pessoas e dar a conhecer equipamentos e espaços que, habitualmente, estão encerrados ao público, como é o caso da Provedoria e da histórica Sala de Sessões, localizadas no complexo de São Roque, no Bairro Alto.
A estas visitas juntam-se muitas outras iniciativas de âmbito histórico-cultural, de acesso gratuito ao público.
Dia 3 de julho, decorre uma visita guiada ao Museu de São Roque, e às 15h00, teve lugar uma visita guiada à exposição Atelier, de Pedro Cabrita Reis, com a presença do artista.
Dia 4 de julho, será a vez do Hospital de Sant´Ana abrir as suas portas ao público, às 11h00 e às 15h00, assim como o Convento de São Pedro de Alcântara, às 16h00.
No dia 5 de julho, sexta-feira, as atenções vão estar viradas para o Largo Trindade Coelho, onde irá acontecer uma aula de fitness às 10h15, para todos aqueles que quiserem participar. Nesse mesmo dia, às 11h00 e às 15h00, o novo museu Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo terá também visitas guiadas, assim como a Brotéria, às 16h00.
Por fim, no último dia das comemorações, sábado, dia 6 de julho, o Arquivo Histórico da Santa Casa poderá ser visitado às 11h00 e às 15h00. Já às 18h00, terá lugar, na Igreja de São Roque, o Concerto Orquestra Geração Santa casa.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa indica que todas as visitas têm lotação limitada e requerem marcação prévia, através dos contactos 213 240 869/87/65 ou para culturasantacasa@scml.pt , como indicado no programa.