O Teatro de Marionetas do Porto completa este ano 30 anos de existência e durante dois dias (a 23 e 24 de fevereiro, pelas 21h30), vai apresentar um programa especial em Matosinhos, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery.
Kitsune foi o espetáculo escolhido para assinalar a efeméride, e parte de um conto de Júlio Vanzeler, que assina também a encenação e a cenografia, em parceria com Rui Queiroz de Matos, e conta ainda com música de Pedro Cardoso e interpretações de Micaela Soares, Rui Queiroz de Matos e Vitor Gomes.
Sem palavras, mas com o desassombro suficiente para Olhar a morte nos olhos, servir-lhe uma sopa quente e dar-lhe a mão. O espetáculo constitui uma reflexão sobre a morte, mas também, e inevitavelmente, sobre o ciclo natural que a ela conduz: o brincar, o amar, a possibilidade de viver e recordar sem arrependimentos, resgatando as coisas mais simples e as mais humildes tarefas diárias.
A peça pretende, assim, ser sobretudo um elogio da vida e um reencontro com a simplicidade e a possibilidade de dizer adeus tranquilamente, a despeito do ritmo trepidante do quotidiano nas grandes cidades, capaz de obliterar a natureza e os gestos mais conviviais da vida em comunidade, levando a que se morra cada vez mais só. Em alternativa, Kitsune propõe o regresso aos elementos essenciais e humanos.
Os bilhetes estão à venda no local e custam 5 euros para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos e 7,50 euros o bilhete normal.
O Teatro de Marionetas do Porto vai continuar a assinalar os 30 anos de vida até final de 2018, com outros onze espetáculos do seu repertório, com representações nos diversos palcos da região a um ritmo mensal.